Experiências efêmeras de encontros compartilhados: entre performances e a vida
Resumo
Neste artigo, descrevo e reflito sobre ações e pesquisas realizadas a partir das produções que desenvolvo como artista, pesquisadora, professora e orientadora, estabelecendo conexões com trabalhos produzidos junto ao Coletivo Manada (2009-2010); no projeto de pesquisa "Fotoperformance: ação, criação, arte, ativismo, trânsitos coletivos contemporâneos" (2013-2016) e no grupo "Fotocuir", formado pelos alunos participantes do referido projeto, os quais coordeno na Universidade Estadual de Londrina. Palavras-chave: arte, fotoperformance, corpo, gênero, queer.Downloads
Referências
BAVCAR, Evgen. Uma câmera escura atrás de outra câmera escura. In: SOUSA,
Edson L. A.; TESSLER, Elida; SLAVUTZKY, Abrão.(orgs.) A Invenção da Vida
Arte e Psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001.
_______________O contra-olhar. Texto para o projeto
Os Cegos
BAVCAR, Evgen; TESSLER, Elida; BANDEIRA, João (orgs). Evgen Bavcar:
Memória do Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BRAGA, Paula (org.). Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva,
BRISSAC, Nelson. Fotografando contra o vento. In: Catálogo O Ponto Zero da
fotografia
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
_____________. Cuerpos que importan: sobre los limites materiales y discursivos
del sexo. 2a ed. 2a reimp. Buenos Aires: Paidós, 2012.
CAN
COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de
pesquisa no LUME. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006.
__________________Caminhante, não há caminho. Só rastros. São Paulo:
Perspectiva: Fapesp, 2013.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1995. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1.
São Paulo: ed. 34, 1995.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de janeiro:
Edições Graal, 1988.
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das
representações. São Paulo: Annablume, 2010.
GURAN, Milton (mediador). Foto + vídeo + arte contemporânea. Rio de Janeiro:
Aeroplano, 2010.
ITA
Photographie, Paris. São Paulo: Itaú Cultural, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho
queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MAGALH
origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. 466 p.
MELIN, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
NOVAES, Adauto. Evgen Bavcar
Fotografia
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções
da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não-facista. Belo
Horizonte: Autentica Editora, 2015.
RENN
Paulo: Cosac & Naif, 2003. 392 p., 320 ilust.
________________. Menos-valia [leilão]. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
REVISTA BENJAMIN CONSTANT. Evgen Bavcar: Um olhar além do visível. Rio de
Janeiro: n 19, ano 7, agosto de 2001.
ROSA, María Laura. Legados de liberdad. El arte feminista en la efervescencia
democrática. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Biblos, 2014.
SALOM
Janeiro: Rocco, 2003.
SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. São Paulo: Companhia das Letras,
______________. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PRECIADO, B. Paul. Multidões queer: notas para uma política dos
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000100002
_________________. Entrevista com Beatriz Preciado
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332007000100016
BOURCIER, Marie-Hélène. Les toilettes là où trône le genre
http://www.slate.fr/story/88047/toilettes-genre
_____________________. Cultural translation, politics of disempowerment and the
reinvention of queer power and politics
http://www.academia.edu/2130394/Cultural_translation_politics_of_disempowerment
_and_the_reinvention_of_queer_power_and_politics
LAMM, Nomy.
https://lookaside.fbsbx.com/file/
pdf?token=AWz6RCNTgJzY7HIv4x7195DBwI3Wms16kMbWP2PRLMcnvW76jAMst
XaAWmdoPZDeMLcfmVMDULpQi2eQBwfk6PhCcmhQxlvXCsyr64lFNNHxsEeGmb
YSTnS2Hh3rthArrsdU73UDcT2HJ81bzqhkFPWS
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).