Texto tecido: ensaio sobre memória em desmontagem na vertical
Resumo
Este texto foi tecido na intenção ou tentativa de registrar um processo prático/teórico e suas nuanças. Escolho o formato de ensaio para permitir que as palavras flutuem e encontrem seus lugares na transcrição da subjetividade. A ideia da memória inscrita e transcrita no e através do corpo em um espaço na vertical que é o tecido acrobático. Este processo se apresenta em três formatos de escrita: datilografada, manual e corporal.
Palavras-chave: circo, escrita, espaço, pesquisa, prática
Downloads
Referências
BÍBLIA sagrada: Nova Versão Internacional. Tradução de Comissão de tradução
Paulo: Editora Vida, 2004.
BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. Tradução Anna
Viana; revisão de tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2011.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades
circenses. Jundiaí-SP: Fontoura, 2008.
CARREIRA, André. Pesquisa como construção do teatro. In: TELLES, Narciso (Org.). Pesquisa
em artes cênicas: textos e temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
CONTRERAS, María José Lorenzini. La prática como investigación: Nuevas Metodologías para
la academia Latinoamerica. Poiésis, n. 21-22, pp.71-86, jul.- dez. 2013.
DI
Santos; Gilberto dos Santos Martins. Uberlândia, v. 1, n. 1, pp. 5-12, jan./jun. 2014. Disponível
em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/download/27217/14875> Acesso em:
jun. 2016.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2010.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: BUJES, Maria
Isabel Edelweiss; COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos III. Rio de Janeiro:
Lamparina editora, 2005.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das letras, 2007.
HIDALGO, Luciana. As artes de Arthur bispo de Rosário. Scientific American. Mente
Cérebro: Psicologia,/ psicanálise/ Neurociência. Set/ 2009. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/as_artes_de_arthur_bispo_do_rosario.html Acesso
em: 10 de out 2016.
KOLANKIEWICZ, Leszek. Resposta a Stanislavski. Folhetim. n. 9, p.03-21, jan/abr.2001.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, e na escrita
e na vida. Educação e realidade. N. 29, pp.27-23. Jan/jun 2004. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/25417/14743>. Acesso em: 06 jun
LEAL, Mara Lucia. Memória e[m] performance: Material autobiográfico na composição da
cena. Uberlândia: EDUFU, 2014.
Rascunhos Uberlândia v.4 n.1 p.144-166 jan.|jun.2017
MUNIZ, Zilá. Improvisação: descobrir camada por camada. Rascunhos
Pesquisa em Artes Cênicas: Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas. [online]. V.1, n.2, 2014
Uberlândia, IARTE/ GEAC/ EDUFU, jul/ dez 2014 p 93-112. Disponível em:
<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1228>. Acesso em: 23 de setembro de
PROEN
Rascunhos
Práticas. [online]. V.1, n.2, 2014 Uberlândia, IARTE/ GEAC/ EDUFU, jul/ dez 2014, p 28-36.
Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1228> Acesso em: 23
de setembro de 2015.
RITIS, Raffaele. Ás origens da Mise em Piste. In: WALLON, Emmanuel (org.). O circo no
risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage. Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 133-140.
ROCHA, Gilmar. A magia do circo: etnografia de uma cultura viajante. 1ª ed. Rio de Janeiro:
Lamparina & FAPERJ, 2013.
VALLIN, Béatrice. A busca pelo intérprete completo. In: WALLON, Emmanuel (org.). O circo
no risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage. Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 125-131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).