Texto tecido: ensaio sobre memória em desmontagem na vertical

Autores

  • Diana Alves de Souza Magalhães Instituição: IARTE - PPGAC da Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este texto foi tecido na intenção ou tentativa de registrar um processo prático/teórico e suas nuanças. Escolho o formato de ensaio para permitir que as palavras flutuem e encontrem seus lugares na transcrição da subjetividade. A ideia da memória inscrita e transcrita no e através do corpo em um espaço na vertical que é o tecido acrobático. Este processo se apresenta em três formatos de escrita: datilografada, manual e corporal.

Palavras-chave: circo, escrita, espaço, pesquisa, prática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Alves de Souza Magalhães, Instituição: IARTE - PPGAC da Universidade Federal de Uberlândia

Instituição: IARTE - PPGAC da Universidade Federal de Uberlândia. Tipo de vínculo: Mestranda. Estágio de Pesquisa: em andamento. Área de estudos: Teatro-Dança. Orientador: Professor Dr. Narciso Telles. Bolsa de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Atuação profissional: Atriz e Artista Circense da cia Cartas.

Referências

BÍBLIA sagrada: Nova Versão Internacional. Tradução de Comissão de tradução

Paulo: Editora Vida, 2004.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. Tradução Anna

Viana; revisão de tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2011.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho (org.). Introdução à pedagogia das atividades

circenses. Jundiaí-SP: Fontoura, 2008.

CARREIRA, André. Pesquisa como construção do teatro. In: TELLES, Narciso (Org.). Pesquisa

em artes cênicas: textos e temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.

CONTRERAS, María José Lorenzini. La prática como investigación: Nuevas Metodologías para

la academia Latinoamerica. Poiésis, n. 21-22, pp.71-86, jul.- dez. 2013.

DI

Santos; Gilberto dos Santos Martins. Uberlândia, v. 1, n. 1, pp. 5-12, jan./jun. 2014. Disponível

em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/download/27217/14875> Acesso em:

jun. 2016.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2010.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: BUJES, Maria

Isabel Edelweiss; COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos III. Rio de Janeiro:

Lamparina editora, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das letras, 2007.

HIDALGO, Luciana. As artes de Arthur bispo de Rosário. Scientific American. Mente

Cérebro: Psicologia,/ psicanálise/ Neurociência. Set/ 2009. Disponível em:

http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/as_artes_de_arthur_bispo_do_rosario.html Acesso

em: 10 de out 2016.

KOLANKIEWICZ, Leszek. Resposta a Stanislavski. Folhetim. n. 9, p.03-21, jan/abr.2001.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, e na escrita

e na vida. Educação e realidade. N. 29, pp.27-23. Jan/jun 2004. Disponível em:

http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/25417/14743>. Acesso em: 06 jun

LEAL, Mara Lucia. Memória e[m] performance: Material autobiográfico na composição da

cena. Uberlândia: EDUFU, 2014.

Rascunhos Uberlândia v.4 n.1 p.144-166 jan.|jun.2017

MUNIZ, Zilá. Improvisação: descobrir camada por camada. Rascunhos

Pesquisa em Artes Cênicas: Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas. [online]. V.1, n.2, 2014

Uberlândia, IARTE/ GEAC/ EDUFU, jul/ dez 2014 p 93-112. Disponível em:

<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1228>. Acesso em: 23 de setembro de

PROEN

Rascunhos

Práticas. [online]. V.1, n.2, 2014 Uberlândia, IARTE/ GEAC/ EDUFU, jul/ dez 2014, p 28-36.

Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1228> Acesso em: 23

de setembro de 2015.

RITIS, Raffaele. Ás origens da Mise em Piste. In: WALLON, Emmanuel (org.). O circo no

risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage. Belo

Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 133-140.

ROCHA, Gilmar. A magia do circo: etnografia de uma cultura viajante. 1ª ed. Rio de Janeiro:

Lamparina & FAPERJ, 2013.

VALLIN, Béatrice. A busca pelo intérprete completo. In: WALLON, Emmanuel (org.). O circo

no risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage. Belo

Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 125-131.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Magalhães, D. A. de S. (2017). Texto tecido: ensaio sobre memória em desmontagem na vertical. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/36371

Edição

Seção

Performance e Pedagogias: Poéticas e Políticas do Corpo