Fotografias como documentos textuais - pontuações sobre as encenações de Romeu e Julieta e Um Molière Imaginário (Grupo Galpão - 1992/1998)
Resumo
Nesse artigo, que tem como base uma comunicação escrita em 2003, retomo a experiência realizada em disciplinas do Curso de Teatro/UFU, utilizando fotografias enquanto documentos textuais na análise de imagens de dois espetáculos do Grupo Galpão.
Downloads
Referências
BAJAC, Quentin. La invención de la fotografia. La imagen revelada. Barcelona: Blume, 2011.
BAKTHIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto de François Rabelais. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
BOUCHER, François. Histoire du costume: en occident de l 'antiquité a nos jours. Paris: Flammarion, 1983.
BRISSET, Demetrio E..
BRAND
CARNEIRO, Ana Maria Pacheco.
CARVALHO, José Jorge de.
COSTA, Ligiana.
GRUPO GALP
GURAN, Milton.
_________ .
KOEHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
PROGRAMA da peça
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
SCHERER, Joanna.
SILVA, Edson Rosa da.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).