Gênero e processo criativo na performance
Resumo
Este texto visa desenvolver uma reflexão sobre a performance e as questões de gênero a partir de minha proposta artística Pedação de Deformação e das referências para meu processo criativo. As aproximações que são feitas servem de base para o aprimoramento reflexivo, poético e contextual dessa performance, a qual é um de meus primeiros trabalhos durante a graduação.
Downloads
Referências
ALICE, Tania. O Re-Enactment como Prática Artística e Pedagógica no Brasil, 2010. Disponível em: < http://hemisphericinstitute.org/hemi/pt/e-misferica-81/alice >
Acesso em: Abril, 2016.
BBC UK. Yoko Ono
< http://www.bbc.co.uk/news/world-radio-and-tv-18959341 > Acesso em: Março, 2016.
BARROS, Roberta. Elogio ao toque ou como falar de arte feminista à brasileira. Rio de Janeiro: Relacionart, 2016.
BORBA, Jenny Granado Rocha. Publicação de Artista e Performance: Intersecções Entre Visibilidade e Valor da Aparência, Revista DAPesquisa, v.9, n.12, p 01 - 14, dezembro 2014.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
TIBURI, Marcia. Judith Butler: Feminismo e provocação, 2014. Disponível em:
< http://revistacult.uol.com.br/home/2014/01/judith-butler-feminismo-como-provocacao/ > Acesso em: Abril, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).