Da Condição Humana ao Performer Alquímico - Conversações teatrais da performance Alquimia
Resumo
O presente artigo é o terceiro capítulo do meu texto monográfico que se destinou a pesquisar e montar uma performance ritualística com base na mitologia do Caipora e de alguns modos corporais do arquétipo dominante da região sul do estado do Tocantins, o caipira, que é o principal grupo que repete as oralidades desta mitologia, desse modo, a performance Alquimia, de formato híbrido, discute a relação do ser humano, os animais e a natureza na contemporaneidade.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin; O teatro e seu duplo. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ARIST
BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang; Taanteatro. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
BÁRTOLO, José. Corpo e Sentido
COHEN, Renato; Performance como linguagem. 2. ed.
JUNG, Carl Gustav. A natureza da Psique. Editora Vozes, Petrópolis, 2000. 5ª edição.
LIMA, Sonia Albano de (org.); Performance & Interpretação Musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora, 2006. (Musa música; 9)
MERLEAU-PONTY, Maurice; Fenomenologia da Percepção. 2 ed.
PIERCE, Charles Sanders. Semiótica. [tradução José Teixeira Coelho Neto]. São Paulo: Perpectiva, 2012. 1. Reimpr. da 4 ed. de 2010
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 2ª ed.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2005. 21ª reimpr. da 1 ed. de 1983
SCHECHNER, Richard; O que é Performance?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).