O jogo expandido das máscaras: imbricações com o real, teatralidade e performatividade
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-06Resumo
Tendo como ponto de partida a pesquisa em desenvolvimento de doutorado, O jogo das máscaras em ações performativas como meio da criação da escritura cênica, este artigo reflete o jogo das máscaras no seu campo expandido e a alteridade das relações desenvolvidas por elas no espaço da rua e a percepção das suas teatralidades. Apresenta possibilidades de sistematizações de procedimentos artísticos e pedagógicos para o desenvolvimento de uma metodologia de criação dramatúrgica por meio das conexões possíveis entre máscara, jogo e performatividade. O processo criativo está fundamentado nas ideias de: Josette Féral acerca do teatro performativo e teatralidades cotidianas e nas ideias de "multiestabilidade perceptiva" de Érika Fischer-Lichte.
Palavras-chaves: Jogo, máscaras, performatividade, processo criativo, dramaturgia.
Downloads
Referências
Referências
Livros
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Realizações, 2012.
CABALLERO, Ileana Diégues. Cenários liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.
COHEN, Renato. Performance como linguagem
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Marins Fontes, 2010. Coleção todas as artes.
F
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac, 1999.
MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RANCI
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: FAPESP. Annablune,1998.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Teses e Dissertações
COSTA, Felisberto Sabino da. A outra face: a máscara e a (trans)formação do ator. Tese (Livre-Docência)
KAMLA, Renata Ferreira.
Artigos
ARA
FABI
F
FISCHER-LICHTE,
SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores/Transportados e transformados. Moringa. João Pessoa, vol 2, n.1, pp.155-185. Jan/jun de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).