VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.

Autores

  • Adriana Moreira Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v1n2a2014-07

Resumo

O texto traça um parâmetro sobre as modificações que a sociedade contemporânea vem sofrendo, e questiona como isso reverbera nas práticas teatrais que são inseridas nas escolas de educação básica. Os viewpoints conceitualizados pela pesquisadora norte - americana Anne Bogart são apontados enquanto uma possibilidade artístico-pedagógica, cuja investigação potencializa a teatralidade já presente nos espaços escolares. Os conceitos sobre memória apresentada por Leal (2011) a partir das ideias de Stanislavski e de Halbwachs, aproximam os alunos de seus próprios contextos e os estimulam a experienciar essa memória pelo uso dos conceitos dos viewpoints. E num processo de afetação, memórias são re-significadas pelas novas experiências e as experiências atuais passam a ser re-elaboradas pelas memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-12

Como Citar

Silva, A. M. (2015). VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2). https://doi.org/10.14393/RR-v1n2a2014-07

Edição

Seção

Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas