Educação Pública Brasileira

Autores

  • Carminda Mendes André Instituto de Artes da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-01

Resumo

Nossa pesquisa, ao indagar os modos como são elaborados a educação e o ensino básico público brasileiro, constata a presença de uma contraditória relação entre Sociedade e Estado. Utilizando os conceitos de "vontade de verdade" e "poder positivo", trazidos por Michel Foucault, interpretamos a presença dessa contradição como prova da relação inseparável entre poder e saber. Diante disso, buscamos observar e refletir algumas práticas que interferem nos projetos educacionais, nas práticas escolares e na própria formação do sujeito contemporâneo de modo a não trabalhar a favor da liberdade.

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Biografia do Autor

Carminda Mendes André, Instituto de Artes da UNESP

Pesquisadora docente do Programa de Pós Graduação em Arte do Insituto de Artes da UNESP.

Referências

os indivíduos não poderiam de nenhuma forma ser autores ou agentes da história, uma vez que eles poderiam agir apenas com base em condições históricas criadas por outros e sob as quais eles nasceram, utilizando os recursos materiais e de cultura que lhes eram fornecidos por gerações anteriores

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Mendes André, C. (2015). Educação Pública Brasileira. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-01

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões