Apresentação

Desmontagem como procedimento artístico-pedagógico

Autores

  • Mara Leal Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

É com imensa alegria que lançamos a revista rascunhos com o dossiê sobre desmontagem. Gostaria de apresentar em que contexto nascem os textos reunidos aqui. No primeiro semestre de 2013, o GEAC organizou o III InterFaces Internacional, com o tema da Desmontagem como procedimento artístico-pedágogico. O grupo tem conseguido organizar, pelo menos uma vez por ano, um InterFaces que é coordenado por um de seus membros. O objetivo desse evento é criar espaços de reflexão e compartilhamento sobre os eixos de investigação dos diversos integrantes do grupo de pesquisa, assim como proporcionar diálogos sobre os procedimentos acionados em processos de criação cênicos. Ao coordenar essa edição do InterFaces, o objetivo foi trazer a pesquisadora Ileana Diéguez para compartilhar sua abordagem e experiência reflexiva em torno do dispositivo desmontagem, que ela vem explorando em alguns anos de atividades com artistas na Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-Cuajimalpa), no México, inclusive com livro publicado a esse respeito. Além disso, propus que as artistas brasileiras convidadas, Beth Lopes e Tânia Farias, junto com artistas-pesquisadores do GEAC desmontassem seus processos de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Atriz-performer-pesquisadora. Docente do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
(PPGAC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES).
Desenvolve pesquisa sobre Cena Contemporânea e Performance na interface entre criação e práticas artísticopedagógicas. Coordenadora do grupo Berros, integra o grupo GEAC (CNPq) e a equipe editorial da Revista
Rascunhos e ouvirOUver. Em 2018, organizou em conjunto com Ileana Diéguez o livro Desmontagens:
Processos de pesquisa e criação nas artes da cena (7Letras).

Downloads

Publicado

2014-07-21

Como Citar

Leal, M. (2014). Apresentação: Desmontagem como procedimento artístico-pedagógico. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27143

Edição

Seção

Dossiê Desmontagem