Chamada para o Dossiê: DANÇAS DE PERIFERIA E DA CULTURA HIP HOP: contextos, perspectivas, propostas pedagógicas, outros desdobramentos e problematizações.
Promover uma cypher de publicações sobre práticas artísticas, pedagógicas e processos de formação vinculado aos contextos das Danças Urbanas, sua inserção histórica e desdobramentos em pesquisa e práticas no território brasileiroBrasil.
Uma proposta pioneira no país, para unir em um dossiê Hip-hoppers, artistas e pesquisadores que emergem de diferentes contextos socioculturais e batalhando contra as estruturas, atravessando a ponte dos preconceitos, dissertando sobre os saberes periféricos e por vezes coreografando ou improvisando espaços de acolhimento e afeto.
A proposta abre espaços às problematizações, as concepções que forjam o campo, as contradições coloniais, as fissuras e aos jogos possíveis instaurados em práticas acadêmicas e de outros espaços. Intenta-se observar os processos formativos e as práticas satíricas vigentes num processo dialógico sobre a formação das corporeidades e as concepções subjetivas e imaginárias que emergem destes contextos.
Estabelecer diálogos com as contribuições étnicas afrodiaspórica e latinoamericanas como processo de reconhecer os protagonismos de sujeitos sociais específicos, bem como, perceber as resistências em práticas e histórias de vidas que podem rascunhar historiografias possíveis das práticas de dança nas periferias urbanas, suas abordagens acadêmicas num diálogo entre academia e a rua e na contramão dessa relação, entre a rua, a periferia e a academia.
Desse desejo de organização de um espaço de reflexão possível, quais práticas e contextos de batalhas e modos de fazer e existir emergem?
Assim, a Revista Rascunhos está recebendo até o dia 28 DE FEVEREIRO DE 2025 propostas de artigos, entrevistas, traduções, ensaios nos temas contemplados pelos eixos abaixo:
- Conceituação do campo: danças urbanas, dança de rua, street dances, Hip-hop e suas danças, funk styles etc…
- Perspectivas históricas no Brasil e outros contextos geográficos ou transnacionais;
- Coletivos e outros agrupamentos artísticos – produção e atuação;
- Memórias e historiografias das danças de periferia e cultura Hip Hop;
- Dramaturgias e pedagogias que emanam das práticas;
- Processos e contextos de formação;
- Danças Urbanas na Universidade – diálogos e inserções possíveis;
- Pedagogias, processos metodológicos e fissuras contracoloniais;
- Cosmovisão da Rua, suas corporeidades e discursividades;
- Diásporas, performatividades, apropriações e hibridismos culturais;
- Colonialidade e decolonialidade nos estudos das danças de periferia e cultura Hip Hop;
- Experiências da Danças da Cultura Hip Hop no espaço teatral ou na cena.
- Trânsito entre Danças Hip Hop e a Dança Contemporânea no Brasil
- Ambiências digitais e corporeidades Hip Hop
- A formação da Cultura Hip Hop e o diálogo com audiovisual e a internet.
- A Cultura Hip Hop no entrecruzamento com outras linguagens
EDITORES (AS) CONVIDADOS (AS):
Ana Cristina Ribeiro Silva (UFPel)
Daniel Santos Costa (UFU)
Rafael Guarato (UFG)
Vanilto Alves Freitas (Lakka) (UFU)