Chamadas para o Dossiê: AUDIOTUR: percursos guiados e outras práticas da cena contemporânea expandida
A chamada para o presente Dossiê é fruto do encontro entre pesquisadoras de diferentes regiões do Brasil (Norte, Sul e Sudeste) interessadas em mapear investigações artísticas vinculadas a percursos guiados, compreendendo-as como campo de criação que tem expressão na história das artes contemporâneas desde pelo menos a década de 80, mas que ainda tem poucas abordagens na literatura das Artes Cênicas no Brasil. Esta proposta é uma ação interdisciplinar que busca reunir trabalhos que tratam de percursos guiados em relação com as cidades, com o patrimônio material e imaterial cultural brasileiro, criações ficcionais, memória, artivismo, práticas inclusivas, contra narrativas, pedagogias culturais etc
Audiotour, audiowalk, walktour, walkscape, soundscape, smellscape, sensescape, performative audiowalk, caminhadas radiais e sensewalk são termos utilizados em diferentes campos do conhecimento que se referem de algum modo às relações entre o ambiente e a forma de percebê-los através dos sentidos, podendo se estruturar como percursos guiados. São inúmeras as possibilidades de composição de obras que transitam por diferentes formas artísticas propondo modos de perceber, de experienciar e de recriar espaços e discursos a eles atrelados. Algumas propostas convidam a percorrer longas distâncias, outras se concentram na amplitude de camadas e formas de interagir com territórios pequenos, seja individualmente, seja em experiências em duplas ou coletivas. Certas propostas trazem uma hibridação de ações mediadas e ações livres por parte de quem experimenta a faixa sonora, e outras ainda optam por entrelaçar os campos do ficcional e do documental. Obras que sussurram nos ouvidos de cada pessoa ou que podem ser feitas em dupla ou em grupo.
Para esta edição convidamos pesquisadores e artistas brasileiras/os e latino-americanas/os para submeterem artigos, entrevistas, traduções, ensaios (textuais, audiovisuais, sonoros) nos temas contemplados pelos eixos abaixo, entre outros que podem ser sugeridos pelas/os autores, ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2025.
- O audiotour como proposição estética, conceitos e transformações
- Pesquisa em Artes e as epistemologias descoloniais nos percursos guiados
- Poéticas e criação de percursos guiados em diferentes campos artísticos
- Vocalidade, musicalidade e experiência sonora em audiotours
- Dramaturgia e escrita de percursos guiados
- Percepção, sensorialidade e corporalidades nos audiotours
- Análises de processos de criação e recepção de narrativas sonoras
- Modos de produção e organização social de práticas da cena contemporânea a partir de percursos guiados (incluindo aspectos relacionados à organização do trabalho, financiamento, esferas de circulação, gestão e públicos)
- Modalidades de percursos guiados em suas expressões contemporâneas
- Poéticas sonoras e suas interface com práticas inclusivas
- Percursos guiados como interferência ético-estético-política na cidade
- Audiotour: uma interface entre o cinema e a performance
- Audiotour como prática pedagógica em diferentes processos de estudo e contextos de ensino e aprendizagem
EDITORAS CONVIDADAS:
Michele Louise Schiocchet (UFPR)
Milene Lopes Duenha (UNESPAR)
Paulina Maria Caon (UFU
Renata Ferreira da Silva (UFT)
Verônica Veloso (USP)