A PNA e a prática docente: reflexões sobre métodos e processos

Autores

  • Maria Aparecida Mendes Tiago Unimontes
  • Geisa Magela Veloso

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73633

Palavras-chave:

PNA. Prática docente. Alfabetização. Métodos de Alfabetização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre métodos de alfabetização adotados por professoras alfabetizadoras da rede municipal de Espinosa – MG, em diálogo com a cultura escolar e as proposições da Política Nacional de Alfabetização. A pesquisa teve como questão analítica: As práticas de alfabetização desenvolvidas por professoras de Espinosa incorporaram as orientações e saberes que estão propostos na Política Nacional de Alfabetização (PNA), dentre elas o uso do método fônico? Quais diálogos podem ser percebidos entre a PNA e a cultura escolar constituída nas práticas de ensino da leitura e da escrita pelas professoras alfabetizadoras? Para compreender as confluências entre a PNA, as concepções e práticas das alfabetizadoras utilizou-se o questionário e entrevista. Verificou-se que a prática docente está respaldada nas experiências em alfabetizar, que constituem a cultura escolar já anteriormente construída pelas professoras, em que adotam metodologias que remetem aos métodos tradicionais e ao letramento, não se constatando influência específica da PNA.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

MENDES TIAGO, M. A.; MAGELA VELOSO, G. A PNA e a prática docente: reflexões sobre métodos e processos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73633. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73633. Acesso em: 22 jul. 2024.