Ensino remoto emergencial durante a pandemia na perspectiva freiriana:
análise de grupos focais com discentes de uma IFES
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60125Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Paulo Freire, Ensino superior, Pandemia, Covid-19Resumo
Buscando mitigar os problemas de ensino-aprendizagem ocasionados pela suspensão das aulas presenciais na pandemia de Covid-19, diferentes universidades e grupos de educação adotaram estratégias identificadas como “atividades de ensino remoto emergencial”. Partindo de uma perspectiva freiriana, este artigo avalia uma dessas experiências, desenvolvida dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), a partir da leitura de mundo realizada pelos estudantes envolvidos. Para isso, apresenta e discute os dados obtidos em grupos focais online realizados com 140 graduandos, estabelecendo diálogo com os estudos sobre experiências semelhantes desenvolvidas no Brasil. Os resultados indicam que, para a maior parte dos discentes, as atividades remotas trouxeram prejuízos em relação à aprendizagem e problemas de saúde. A análise dos dados permite inferir que, embora tenha sido relevante no período de isolamento, o modelo adotado pela IFES reproduziu a educação bancária presente no modelo presencial e não trouxe benefícios que justifiquem sua continuidade no pós-pandemia.
Downloads
Referências
ABREU, N. R.; BALDANZA, R. F.; GONDIM, S. M. G. Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 05-24, 2009. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000100001
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALMEIDA, F. G.; ARRIGO, V.; BROIETTI, F. C. D. Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24732
ALMEIDA, M. C. R. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em período de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24827
AMORIM, D. C.; COSTA, C. J. A. Impactos da pandemia Covid-19 no processo formativo de professores de Biologia de um mestrado profissional: desafios em tempos de quarentena. Revista Devir Educação, Lavras, v. 2, n. 4, p. 80-103, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.271
ARARIPE, F. A. A. L.; [et al.]. Aspectos ergonômicos e distanciamento social enfrentados por docentes de graduações a distância durante a pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24713
ARAÚJO, P. V.; [et al.]. Estratégias do Departamento de Odontologia Restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de maio de 2016.
CAMPOS, F. A. C.; CAVALCANTI, A. P. C. Partilhando em rede: uma proposta de trocas de saberes em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24876
CANTONI, J.; [et al.]. Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas e desafios de constituir-se educador em tempos de pandemia. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 369-385, 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12130
CARVALHO, J. S. Educação cidadã a distância: uma perspectiva a partir de Paulo Freire. 2015. 211 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CASTIONI, R.; [et al.]. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108
CASTRO-SILVA, I. I.; MACIEL, J. A. C.; ARAÚJO, L. K. Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24677
CHARCZUKI, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109145
COSTA, R. N.; [et al.]. Imaginamundos: a importância do ato de imaginar como apropriação e ressignificação de si e do mundo. In: COSTA, R. N.; [et al.] (Orgs.). Imaginamundos: interfaces entre educação ambiental e imagens, Macaé: Editora NUPEM, 2021, p. 27-46.
CUPOLILLO, A.V. Avaliação da aprendizagem escolar e o pensamento de Paulo Freire: algumas aproximações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 51-64, jan./jun. 2007. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/304 Acesso em 31/05/2021.
DINIZ, V. L.; SILVA, R. A. Formação de professores no período pandêmico: (im)possibilidades de ações e acolhimento no curso de Geografia da UFT/Araguaína. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24711
DUARTE, A. B. S. Grupo focal online e offline como técnica de coleta de dados. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 75-85, jan./abr. 2007. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_51bcc64139_0012782.pdf Acesso em 31/05/2021.
FERIGATO, S. H.; TEIXEIRA, R. R.; FRAGELLI, M. C. B. A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24738
FERREIRA, L. F. S.; [et al.]. Considerações sobre formação docente para atuar online em tempos de pandemia de Covid-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761
FIOR, C. A.; MARTINS, M. J. Docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742
FIORI, R.; GOI, M. E. J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, Edição Especial Covid-19, v. 18, p. 218-242, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807
FLORES, J. B.; LIMA, V. M. R. Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 94-109, 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Revista Estudos Avançados, v. 34, n.100, São Paulo, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003
GIL, A. C.; PESSONI, A. Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24493
GOHN, D. M. Aulas on-line de instrumentos musicais: novo paradigma em tempos de pandemia. Revista Tulha, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 152-171, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.170749
GONÇALVES, E. C. Covid-19 e "pós-verdade": o escárnio da racionalidade técnico-instrumental. In: GONÇALVES, C. G.; LOUREIRO, R., RAMALHETE, M. P. (Orgs.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. Vitória/ES: Nepefil/Ufes, 2020, p. 381-396.
GUSSO, H. L.; [et al.]. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-27, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.238957
KEEGAN, D. Foundations of distance education. London: Routledge, 1996.
LASTÓRIA, A. C.; [et al.]. Formação inicial de professores na pandemia de COVID-19: estudo de caso sobre Cartografia Escolar. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24720
LIMA, D. O.; NASSER, L. Avaliação no Ensino Remoto de Matemática: analisando categorias de respostas. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10311
LOPES, L. F.; PEREIRA, M. F. R. O que e o quem da EaD. In: PEREIRA, M. F. R.; MOARES, R. A.; TERUYA, T. K. (Orgs.). Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, p. 9-24.
MACHADO, C. B. H.; MARCELINO, V. S. Uma proposta didática para aulas remotas: microaprendizagem no ensino de física. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 187-202, 2020. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.4300662
MORETTO, R. A.; [et al.]. Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 291-308, 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126
PAULA, B. S.; [et al.]. Elaboração e avaliação da disciplina remota de Física 1 na UFRJ durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0518
POWELL, R. A.; SINGLE. H. M. Focus groups. International Journal for Quality in Health Care, Oxford, v. 8, n. 5, 1996.
RODRIGUES; L. A.; FARIAS, M. N. Ensino remoto emergencial ou avaliativo (ERE⇌ERA): expropriação capitalista e universidade pública em tempos de pandemia. In: GONÇALVES, C. G.; LOUREIRO, R., RAMALHETE, M. P. (Orgs.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. Vitória/ES: Nepefil/Ufes, 2020, p. 184-199.
SALLABERRY, J. D.; [et al.]. Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774
SANTOS, M. S.; SANT’ANNA, N. F. P. Reflexões sobre os desafios para a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10240
SALVAGNI, J.; WOJCICHOSKI, N. S.; GUERIN, M. Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1-12, jul./dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898
SILVA, J. A. O.; RANGEL, D. A.; SOUZA I. A. Docência superior e ensino remoto: relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24717
SILVA, N. S.; [et al.]. Concepções de professores dos cursos de Química sobre as atividades experimentais e o Ensino Remoto Emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24727
TAVOLARA, G.; BONIN, S. M.; PATRUCCO, L. G. Caracterização do perfil discente e impactos na educação do ensino superior frente ao período de pandemia do COVID-19: o caso do curso superior de tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre. Competência, Porto Alegre, v. 13, n. 2, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.24936/2177-4986.v13n2.2020.791.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.