FOLCLORE BRASILEIRO NOS QUADRINHOS: COMUNICAÇÃO E O USO DA ILUSTRAÇÃO COMO MEIO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan PUCRS e UEMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.54-70

Palavras-chave:

Cultura Brasileira, Ilustrações e Comunicação, Rede Integrada e Oficina de personagens

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um Projeto de Pesquisa desenvolvido com crianças de idades entre 6 a 12 anos da Escola Integral e Municipal EMPEV sobre a cultura brasileira, por meio de oficinas de ilustrações de personagens. Nessas oficinas, professores da UEMG e alunos da EMPEV discutiram sobre o folclore brasileiro e criaram seus personagens com base nas informações e ilustrações dadas. Verificamos que a ilustração facilita o aprendizado infantil e aumenta o interesse e a curiosidade das crianças pelo conhecimento cultural, além de aproximar e incentivar alunos do Ensino Superior a participar e comunicar suas experiências acadêmicas com alunos do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Eliane Meire Soares Raslan, PUCRS e UEMG

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Pesquisadora, orientadora e professora na Escola de Design da UEMG. Coordenadora do NIQ - Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos da ED.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

RASLAN, E. M. S. FOLCLORE BRASILEIRO NOS QUADRINHOS: COMUNICAÇÃO E O USO DA ILUSTRAÇÃO COMO MEIO DE CONHECIMENTO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 54–70, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.54-70. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31160. Acesso em: 24 nov. 2024.

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