CONSIDERAÇÕES SOBRE A AGRESSIVIDADE INFANTIL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Izabella Alvarenga Silva Universidade Estadual Paulista - Unesp

Palavras-chave:

Intervenção, Educação, Prática

Resumo

O comportamento agressivo de crianças pequenas preocupa muitos pais e profissionais que atuam na educação infantil. Ações como chutar, empurrar, bater e agressões verbais como gritar, xingar e discutir são observadas cada vez mais entre crianças. A multiplicidade de fatores envolvidos na conduta agressiva aponta para uma diversidade de teorias que abordam o tema. O objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre as principais formas de manifestação do comportamento agressivo em crianças e possíveis intervenções que podem ser realizadas no contexto escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para seleção de artigos científicos e outros textos que constituem a bibliografia consultada. A primeira infância é um período crítico quanto à presença de problemas de comportamento, as intervenções mostram-se eficazes quando planejados de acordo com as características da escola, dos profissionais envolvidos e das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabella Alvarenga Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Pedagogoa e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (Unesp). Atualmente é doutoranda em Educação e realiza pesquisa na área de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

SILVA, I. A. CONSIDERAÇÕES SOBRE A AGRESSIVIDADE INFANTIL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/30239. Acesso em: 25 nov. 2024.