Desafios dos processos de alfabetização e letramento e dilemas da formação continuada no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73706Palabras clave:
alfabetização; letramento; ensino; aprendizagem; formação continuada.Resumen
Este estudo tem como objetivo refletir sobre a alfabetização, o letramento e a formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as) no Brasil. Especificamente, busca-se aqui: a) discutir desafios do ensino e da aprendizagem inicial da leitura e da escrita; e b) ampliar o debate acerca de dilemas da formação continuada do docente alfabetizador. Foram realizadas leituras de artigos, livros e entrevistas para refletir sobre desafios e dilemas acerca desses campos de atuação. Dialoga com as concepções teórico-metodológicas defendidas por autores que enfatizam a perspectiva de alfabetizar letrando. As conclusões apontaram que muitos fatores permeiam esses processos e dificultam seu avanço. Dentre eles, algumas controvérsias e polêmicas, sobretudo em torno dos métodos de alfabetização, do momento certo para iniciar esse ensino, bem como a descontinuidade das políticas de formação continuada e a desarticulação com o cotidiano e as atividades da escola.
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