Desafios dos processos de alfabetização e letramento e dilemas da formação continuada no Brasil

Autores/as

  • Márcia Vânia Silvério Perfeito Universidade de Brasília/UnB
  • Vânia Márcia Silvério Perfeito Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Solange Alves de Oliveira-Mendes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73706

Palabras clave:

alfabetização; letramento; ensino; aprendizagem; formação continuada.

Resumen

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a alfabetização, o letramento e a formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as) no Brasil. Especificamente, busca-se aqui: a) discutir desafios do ensino e da aprendizagem inicial da leitura e da escrita; e b) ampliar o debate acerca de dilemas da formação continuada do docente alfabetizador. Foram realizadas leituras de artigos, livros e entrevistas para refletir sobre desafios e dilemas acerca desses campos de atuação. Dialoga com as concepções teórico-metodológicas defendidas por autores que enfatizam a perspectiva de alfabetizar letrando. As conclusões apontaram que muitos fatores permeiam esses processos e dificultam seu avanço. Dentre eles, algumas controvérsias e polêmicas, sobretudo em torno dos métodos de alfabetização, do momento certo para iniciar esse ensino, bem como a descontinuidade das políticas de formação continuada e a desarticulação com o cotidiano e as atividades da escola.

 

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Biografía del autor/a

Márcia Vânia Silvério Perfeito, Universidade de Brasília/UnB

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Vânia Márcia Silvério Perfeito, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Universidade de Brasília

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora Associada II da Universidade de Brasília - UnB.

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Publicado

2024-09-19

Cómo citar

PERFEITO, M. V. S.; PERFEITO, V. M. S.; OLIVEIRA-MENDES, S. A. de. Desafios dos processos de alfabetização e letramento e dilemas da formação continuada no Brasil. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73706. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73706. Acesso em: 2 ene. 2025.

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