Alaíde Lisboa de Oliveira (1904-2006) e seus escritos sobre alfabetização, leitura e literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73690Palabras clave:
Alaíde Lisboa de Oliveira, Alfabetização, Leitura, LiteraturaResumen
Alaíde Lisboa de Oliveira foi professora, escritora, jornalista e política com atuação expressiva no âmbito educacional em Minas Gerais, no século XX. A partir de sua biografia, este artigo busca analisar os ideários sobre alfabetização, leitura e literatura infantil por ela difundidos, tomando como objeto de estudo a sua obra “Da alfabetização ao gosto pela leitura”, publicada em 1991. O livro em questão é um compilado de aulas, palestras, artigos e entrevistas da autora, em que expôs suas concepções sobre: o ensino e a aprendizagem iniciais da leitura, o livro de literatura para uso escolar, bem como os critérios para escolha de textos literários dirigidos a crianças. Os resultados apontam que Alaíde Lisboa arquitetou e divulgou uma didática para o ensino da leitura, orientando os professores sobre procedimentos, técnicas e processos para promoção do que concebeu como “leitura mecânica” e “leitura semântica”, bases para constituição dos “hábitos de leitura” literária entre estudantes no ensino primário.
Descargas
Citas
BESCHIZZA, Rafaela Magalhães França. Revista Educando: uma estratégia de formação da Associação dos Professores Primários de Minas Gerais (1940-1945). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08062022-083833/pt-br.php. Acesso em: 02 fev. 2024.
BICCAS, Maurilane de Souza. Reforma Francisco Campos: estratégias de formação de professores e modernização da escola mineira (1927-1930). In: MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; VIDAL, Diana Gonçalves; ARAÚJO, José Carlos Souza (orgs.). Reformas educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 e 1946). Uberlândia: EDUFU, 2011.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira (Orgs.). Fontes para a história da alfabetização e dos livros em Minas Gerais: os impressos e o arquivo. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira (orgs.). História da Alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG / RS / MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2006.
GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira; CAMPOS, Rafael Ubirajara de Lima. Poesia na escola: como ler e escolher poemas na visão de Alaíde Lisboa. Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios, n. 42, 1º sem./2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n42p135-155.
LAGE, Ana Cristina Pereira. Escolas Confessionais femininas na segunda metade do século XIX e início do XX: os estudos acerca do Colégio Nossa Senhora de Sion de Campanha (MG). In: Navegando na História da Educação Brasileira. Campinas: Graf. FE: HISTEDBr/ UNICAMP, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/ana_cristina_p_lage_artigo.pdf. Acesso em: 05 fev. 2024.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Lúcia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-86PRY6. Acesso em: 10 jan. 2024.
MAGALHÃES, Basílio de. Poesia e prosa numa estância hidromineral. Reação brasileira, Rio de Janeiro, maio de 1944. Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 10 jan. 2024.
MIRANDA, Nina Cláudia Mendonça Campos de. Análise de assunto das imagens dos cartões-postais do acervo Alaíde Lisboa de Oliveira: o uso do aboutness e do ofness na extração dos conceitos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/31576. Acesso em: 15 jan. 2024.
OBRAS GERAIS. Revista do livro: resenha mensal bibliográfica, ano I, n. 2, setembro de 1939. Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 10 jan. 2024.
OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. Nova didática. 4ª edição. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, FENAME, 1978.
OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. Da alfabetização ao gosto pela leitura. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1991.
OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. Se bem me lembro... Belo Horizonte: Mazza Edições, 2000.
OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). São Paulo: Editora Unesp, 2015. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579836688
ROCHA, Juliano Guerra; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Magda Soares, professora e orientadora: atuação de uma intelectual a partir da FaE/UFMG. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 20, Edição Especial, 2023. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2023786.
SILVA, Izamara Barbosa Arcanjo Ferreira. Representações e imaginários na produção discursiva de jornalistas: intelectuais mineiros (1932-1964). 2021. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/48210. Acesso em: 15 jan. 2024.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Editora Ática, 1986.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
STARLING, Heloisa. Hipólita Jacinta Teixeira de Melo: filha do país das Minas. In: STARLING, Heloisa; PELLEGRINO, Antonia (orgs.). Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
TRINDADE, Graziela Santos. Alaíde Lisboa e as práticas pedagógicas: contribuições para uma história didática em Minas Gerais. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.
VEREADORA BELORIZONTINA. Jornal de Notícias, ano IV, n. 993, quarta-feira, 20 de julho de 1949, p. 3. Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 10 jan. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.