Trabalhando com gêneros do discurso

aulas remotas de Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular popular

Autores/as

  • Fernanda Correa Soldatelli
  • Gibran Alves Ayub UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60161

Palabras clave:

Gêneros do discurso, Ensino de Língua Portuguesa, Enem, Ensino Remoto

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever o trabalho com gêneros do discurso desenvolvido nas aulas remotas de Língua Portuguesa de um curso pré-vestibular popular no ano de 2020. Com base na definição Bakhtiniana de gêneros do discurso e nas orientações apresentadas no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul (2009) para o ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma sequência e uma estrutura de aulas a fim de preparar os estudantes do curso para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa estrutura contou, principalmente, com uma ferramenta didática intitulada “RG do Gênero”, concebida pelos professores com o objetivo de ajudar a delinear e identificar cada gênero do discurso. Além disso, foram realizadas leituras de textos pertencentes a cada gênero estudado; análises de elementos composicionais, estilísticos e temáticos; e resoluções de questões anteriores do ENEM. Considera-se, por fim, que o trabalho desenvolvido permitiu que os estudantes analisassem a língua e refletissem sobre seus usos, não apenas na prova de Linguagens, Códigos e sua Tecnologias, mas também nas demais provas do exame e no exercício das atividades humanas como um todo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do russo: Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa: Tzevetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 476 p.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164 p.

BRASIL. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília, Distrito Federal, 2009. 26 p. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf>. Acesso em 28 mar. 2021.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256 p.

FILIPOUSKI, A. M. R.; MARCHI, D. M.; SIMÕES, L. J. Referencial Curricular do Rio Grande do Sul: Língua Portuguesa e Literatura. Porto Alegre: Secretaria do Estado de Educação, Departamento Pedagógico, 2009.

KATO, D. S. O papel dos cursinhos populares nos acessos e mudanças de perspectivas de seus participantes. Cadernos CIMEAC, v. 1, n. 1, p. 5-24, 2015. https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1430

PEREIRA, T. I.; RAIZER, L.; MEIRELLES, M. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 2010.

RIO GRANDE DO SUL, Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Referencial curricular lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna. Porto Alegre: Secretaria da Educação, v. 01, 2009. Disponível em: <https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf>. Acesso em 28 mar. 2021.

SILVA, K. C.; ALCANTARA, K. C. A (in) corporeidade do professor em tempos de pandemia e educação à distância. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 60, p. 102-116, 2020. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p102-116

SILVEIRA, T. L. S. Português como Língua Adicional e Saúde: Análise de materiais didáticos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre, 2021, 210 p.

STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15, ago. 2020.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

CORREA SOLDATELLI, F.; AYUB, G. A. Trabalhando com gêneros do discurso: aulas remotas de Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular popular. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 644–661, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60161. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60161. Acesso em: 22 nov. 2024.