Possibilidades e desafios do ensino remoto em Ciências da Natureza em um colégio de aplicação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60012

Palabras clave:

Atividades remotas, Ensino-aprendizagem, Ferramentas didáticas, Pandemia

Resumen

Em março de 2020, com a declaração da COVID-19 como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, as aulas foram suspensas. Nesse contexto, a educação brasileira, principalmente a rede pública, precisou buscar possíveis alternativas para manter um atendimento escolar de qualidade para todo o público estudantil. Sendo assim, apresentamos um relato de experiências sobre as ações e reflexões acerca de atividades de ensino remoto no contexto das Ciências da Natureza em um colégio de aplicação da rede federal no município de Uberlândia – MG. As propostas de atividades remotas buscaram manter o vínculo estudante-docente, seguindo os princípios da alfabetização científica. As docentes, durante o período de atividades remotas fizeram o uso de técnicas e ferramentas focadas na alfabetização científica, com o uso de roteiros de estudos e tecnologias digitais, que envolviam ativamente as estudantes, de forma interativa, baseado na comunicação dialógica docente/discente e discente/discente, e na autonomia estudantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talita Martins Faria Marques, CAp-ESEBA/UFU

Mestra em Educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0002-6550-9313. E-mail: talita.martins@ufu.br

Vanessa Fonseca Gonçalves, CAp-ESEBA/UFU

Mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0002-5181-4165?lang=pt. E-mail: vanesssa.goncalves@ufu.br

David Collares Achê, CAP-ESEBA/UFU

Mestre em Genética e Bioquímica. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0002-1077-3424. E-mail: david.ache@ufu.br

Bárbara Matos da Cunha Guimarães

Mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). https://orcid.org/0000-0001-7450-6109. E-mail: bmatoscg@gmail.com

Larissa Nahas Domingues de Oliveira

Doutora em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0003-3596-8743. E-mail: lnahas@ufu.br

Eliana Souza Bernaldino

Especialista em Educação Ambiental. Universidade Federal de Goiás (UFG). https://orcid.org/0000-0001-7589-9477. E-mail: elianabern@hotmail.com 

Ariane de Souza Siqueira, CAp-ESEBA/UFU

Mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp - ESEBA/UFU. https://orcid.org/0000-0001-8759-3985. E-mail: ariane.siqueira@ufu.br

Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes, CAp-ESEBA/UFU

Doutora em Genética e Bioquímica. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Ensino Básico no CAp-ESEBA/UFU. E-mail: deboranunes@ufu.br 

Citas

AFONSO, J. Analisando o desenvolvimento infanto-juvenil: a criança e o letramento do mundo. Colégio Opção, 2019. Disponível em https://ensinoopcao.com.br/en/2019/04/10/analisando-o-desenvolvimento-infanto-juvenil-a-crianca-e-o-letramento-no-mundo/. Acesso em 16 novembro 2020.

ARAÚJO, J. C. S. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Metodologia participativa e as técnicas ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, p. 17-56, 2017.

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BAKER, J. A. Contributions of teacher–child relationships to positive school adjustment during elementary school. Journal of school psychology, v. 44, n. 3, p. 211-229, 2006.

BALOCH, S; BALOCH, M. A.; ZHENG, T.; PEI, X. The Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) pandemic. Tohoku J. Exp. Med., v. 250, p. 271-278, 2020.

BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 379-399, 2020.

BIRCH, S. H.; LADD, G. W. The teacher-child relationship and children's early school adjustment. Journal of school psychology, v. 35, n. 1, p. 61-79, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 28 outubro 2020.

BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em 27 outubro 2020.

BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 09 junho 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 28 outubro 2020.

BRASIL. Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Diário Oficial Da União; Publicado em: 12/03/2020 | Edição: 49 | Seção: 1 | Página: 185. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346. Acesso em 16 de maio 2021.

BRASIL. Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020; Diário Oficial da União; Publicado em: 18/03/2020 | Edição: 53 | Seção: 1 | Página:39. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 15 de maio de 2021.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de Abril de 2020. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020 250710591. Acesso 09 junho 2020. Acesso em 15 de maio 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 9/2020. Diário Oficial da União; Publicado em de 9/7/2020, Seção 1, Pág. 129. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-pdf/147041-pcp009-20/file. Acesso em 15 de maio 2021.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa. In: CARVALHO, A. M. P. (org.) Ensino de Ciências por investigação – condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2670273/mod_resource/content/1/Texto%206_Carvalho_2012_O%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias%20e%20a%20proposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20sequ%C3%AAncias%20de%20ensino%20investigativas.pdf. Acesso em 11 maio 2021.

CAVALCANTE, B. L. L.; DE LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. 2012. Journal of Nursing and Health, v. 2, n. 1, p. 94-103.

CEREZER, C. S. Desenvolvimento Infanto-Juvenil e os Desafios da Realidade Contemporânea. Revista Digital da Capacitação de Candidatos a Conselheiro(a) Tutelar - Conselho Tutelar – Eleições, 2007. Disponível em http://crianca.mppr.mp.br/pagina-74.html. Acesso em 16 novembro 20.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. São Paulo: Unijuí, 2018.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.

DÍAZ, J. A. A.; ALONSO, Á. V.; MAS, M. A. M. Papel de la educación CTS en una

alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanzade las Ciencias, v. 2, n. 2, 2003. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_2_1.pdf. Acesso em: 07 abril 2020.

EISENSTEIN, Evelyn et al. Manual de Orientação #menos telas #mais saúde. Sociedade Brasileira de Pediatria. Rio de Janeiro: SBP. 2019. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_Menos Telas_MaisSaude.pdf. Acesso em 17 novembro 2020.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Conheça a ESEBA. Disponível em: http://www.eseba.ufu.br/eseba. Acesso em 23 outubro 2020.

Edital PROAE nº 5/2020. Inscrição e Seleção Para Acesso Aos Benefícios da Proae. Disponível em: https://proae.ufba.br/sites/proae.ufba.br/files/edital_proae_selecao005_2020.1_-_retificado.pdf.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. Disponível em http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424. Acesso em 10 mai. fev. 2021.

FORTUNA, T. R. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15- 19, 2003.

GADOTTI, M. A questão da educação formal / não-formal. In: Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Suiça: IDE (1-11), 2005. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/305943/mod_resource/content/1/Educacao_Formal_Nao_Formal_2005.pdf.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.

MÉDICI, M. S., TATTO, E. R., & LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, 18 (ESPECIAL), 136-155, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1837.

MIRANDA, P. A influência do ambiente escolar no processo de aprendizagem de escolas técnicas. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, 2016.

MORÀN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus. 2000.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

NOGUERA, F. L. Metodología participativa em la enseñanza universitária. 3. ed. Madrid: Narcea, S. A. de Ediciones, 2005.

PAIVA, T. Y. Aprendizagem ativa e colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. 55 p. Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Matemática) --Universidade de Brasília, 2016.

SANTOS, S. L. S.; VASCONCELOS, R. R. M.; DANTAS, J. K. Potenciais pedagógicos do anime “hataraku saibo (cells at work!)” para o ensino de imunologia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62101. Acesso em: 17 novembro 2020.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 10 abril 2020.

SASSERON, H. L. Ensino de Ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Curricular Comum. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte n. 18, v. 3, p, 1061-1085. 2018. Doi: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061.

TORRES-GOMEZ, A.; RECHE, P. A.; LAFUENTE DUARTE, E. "Cells at Work!" como herramienta de aprendizaje para la fijación de conceptos de Inmunología Básica. In: V JORNADAS IBEROAMERICANAS DE INNOVACIÓN EDUCATIVA EN EL ÁMBITO DE LAS TIC Y LAS TAC, LAS PALMAS DE GRAN CANARIA, 15 y 16 de noviembre de 2018, p. 329-335, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10553/52708.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Atividade lúdica e ensino de ciências – a biodiversidade como exemplo. In: TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. (org.) Ensino de ciências. São Paulo: Cengage Learning. 2011. (Coleção ideias em ação).

UNESCO, 2020. COVID-19: impact on Education. Disponível em https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em 10 outubro 2020

VINER, R. M.; RUSSEL, S. J.; CROKER, H.; PACKER, J.; WARD, J.; STANSFIELD, C.; MYTTON, O.; BONELL, C.; BOOY, R. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, v. 4, p. 397-404, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

MARTINS FARIA MARQUES, T.; FONSECA GONÇALVES, V. .; COLLARES ACHÊ, D. .; MATOS DA CUNHA GUIMARÃES, B. .; NAHAS DOMINGUES DE OLIVEIRA, L. .; SOUZA BERNALDINO, E. .; DE SOUZA SIQUEIRA, A. .; CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA NUNES, D. . Possibilidades e desafios do ensino remoto em Ciências da Natureza em um colégio de aplicação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 829–848, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60012. Acesso em: 22 nov. 2024.