Estratégias de Educação Ambiental para a valorização da avifauna: relato de experiência

Autores

  • Marcelo Alves Ranuzi Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Fonseca Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Celine de Melo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.72122

Resumo

A Educação Ambiental é um processo de conscientização que busca reduzir os impactos ambientais resultantes da atividade humana, ao mesmo tempo em que promove a criticidade em relação às questões socioambientais. Com o aumento dos problemas ambientais, torna-se cada vez mais necessário que essas mudanças ocorram no processo de formação dos indivíduos, particularmente nos anos iniciais de ensino. Nesse contexto, objetivou-se analisar a participação dos estudantes ao longo de uma proposta didática que estimulasse a alfabetização científica utilizando as aves como tema central. Os dados, provenientes dos questionários pré e pós-teste, que abordaram temas como conhecimento sobre aves, percepção das questões socioambientais e atitudes em relação ao meio ambiente, juntamente com os registros dos diários de bordo, foram analisados qualitativa e quantitativamente. Ao comparar o desempenho dos estudantes no pré e pós-teste, observou-se um aumento significativo (Z = 2,66; p = 0,008). Os resultados indicam que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre as aves e desenvolveram uma maior sensibilização em relação às questões socioambientais, demonstrando a eficiência do uso de elementos interessantes, como as aves, para a integração do ensino/aprendizagem da Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, A.; OLIVEIRA, M; DUTRA, M. F. Educação ambiental e novas tecnologias: o uso de vídeos em sala de aula para sensibilização da comunidade escolar. Enciclopédia Biosfera, Jandaia, v. 6, n. 10, 2010, p. 1-12. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4645. Acesso em: 15 abr. 2024.

ARAÚJO, M. F. F.; PEDREIRA, B. M.; MEDEIROS, M. L. Q.; SILVEIRA, M. L. Concepções alternativas de alunos do nível superior em relação ao tema animais. Revista da SBEnBio, [s. l.], n. 3, p. 123-133, 2010. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/publicacoes/anais/III_Enebio/A014.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.

BARBOSA, S. M.; ARAÚJO, H. B. N.; TERRA, B. F. Relevância da educação ambiental crítica no ensino formal em detrimento de um enfoque conservacionista. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62496. Acesso em: 15 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 27 abr. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 15 abr. 2024.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez, 2017.

COSTA, A. R. Estratégias de Educação Ambiental: uma experiência na formação inicial com crianças do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33412. Acesso em: 15 abr. 2024.

COSTA, R. G. A. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 33-44, 2007. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1239. Acesso em: 15 abr. 2024.

EVANGELISTA, L. M.; SOARES, M. H. F. B. Atividades lúdicas no desenvolvimento da educação ambiental. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE, 2., 2011, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2011. p. 1-13.

FERREIRA, M. A.; FERREIRA, A. P. D.; MOURA NETO, L. G. Aula de campo como instrumento da educação ambiental: uma prática na educação profissional a partir de um guia didático. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 8, p. 1-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1883.

FRANCISCO, J. B. Identificação de avifauna urbana e suas contribuições para atividades de práticas em ciências e biologia. 2014. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LIMA, M. J. G. S. Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia: tensões e diálogos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 115-131, 2019. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.182.

MARQUES, R.; XAVIER, C. R. Análise da alfabetização científica de estudantes numa sequência didática de educação ambiental no ensino de ciências. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 5, n. 4, p. 2595-2612, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1339. Acesso em: 15 abr. 2024.

MORAIS, R.; GUEDES, N. M. R.; ANDRADE, L. P.; FAVERO, S. Observação de aves como estratégia didática na educação ambiental em uma escola do campo. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v6n1.12932.

NOGUEIRA, M. L.; PIRANDA, E. M.; SILVA, M. B.; ILHA, I. M. N.; PALUDETTO, N. A.; BENITES, V. A. Observação de aves e atividades lúdicas no ensino de ciências e educação ambiental no Pantanal (MS). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 187-203, 2015. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1959.

OLIVEIRA, A. D.; SILVA, A. P.; MENEZES, A. J. S.; CAMACAM, L. P.; OLIVEIRA, R. R. A Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: os retrocessos no âmbito educacional. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 5, p. 328-341, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11215.

SOUZA, M. C. C. Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 239-253, 2014. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1807.

SUKMA, E.; RAMADHAN, S.; INDRIYANI, V. Integration of environmental education in elementary schools. Journal of Physics: Conference Series, [s. l.], v. 1481, p. 1-6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1481/1/012136.

TOVAR-GÁLVEZ, J. C. Bringing environmental education to the curriculum: Practical elements emergent from teaching experiences and research. Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education, Belgrado, v. 17, n. 3, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.21601/ijese/9606.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

ALVES RANUZI BORGES, M.; FONSECA GONÇALVES, V.; DE MELO, C. Estratégias de Educação Ambiental para a valorização da avifauna: relato de experiência. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.72122. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72122. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)