REPENSAR O CURR͍CULO NA ALFABETIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE REORGANIZAR A ESCOLA E RESGATAR A AUTONOMIA DOCENTE

Autores/as

  • Beloní Cacique Braga Eseba -UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.15-400

Resumen

O texto apresentado neste artigo tem como propósito resgatar as discussões realizadas no GEAI - Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial da ESEBA que centralizou seus estudos no período de setembro de 2012 a maio de 2013 sobre a proposta do MEC a respeito do Pacto para a Alfabetização na Idade Certa. Diante das reflexões realizadas a partir da leitura dos cadernos de formação para os professores das escolas públicas brasileiras, o grupo de pesquisadores do GEAI se propõe a rever os principais temas apresentados nos cadernos. A temática do currículo inicia as reflexões e por este motivo optamos por discutir neste texto os elementos pertinentes a mudança curricular regida pelas alterações a LDB 9394/96, a participação e autonomia docente nesse processo de implementação e atualizações da lei.

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Biografía del autor/a

Beloní Cacique Braga, Eseba -UFU

Professora da área de Alfabetização Inicial. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1998) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Arte, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Tem formação como tutora em EaD pela Uniminas(2005) e Universidade Federal de Uberlândia(2006).Membro da coordenação de tutoria e produção de material do Curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Federal de Uberlândia(2009-2010). Membro do GEAI Grupo de Estudo da Alfabetização Inicial da Eseba-UFU. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais e docência nos ensinos Fundamental , Médio e Superior. Atua principalmente com: formação docente, alfabetização,Arte e ensino, Educação à distância e literatura infantil.

Publicado

2017-08-23

Cómo citar

BRAGA, B. C. REPENSAR O CURR͍CULO NA ALFABETIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE REORGANIZAR A ESCOLA E RESGATAR A AUTONOMIA DOCENTE. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 15–40, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.15-400. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27664. Acesso em: 22 jul. 2024.