Body literacy

new perspective for teaching physical education at school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72355

Keywords:

School Physical, Literacy, Body Literacy, Body Alphabet, ; Body language

Abstract

In this essayistic study, the objective is to reflect in a problematizing way on the place it occupies in the complex literacy process so that we can rethink the purpose of Physical Education at school and its place in the subjects' literacy process. Starting from the readings of Silvino Santin's legacy, we systematize our argument in order to elucidate that, historically, literacy processes were related to the formation of human intelligence, disregarding bodily dimensions. This allows us to infer that the objective of Physical Education at school is the subjects' body literacy. To this end, the concept of body literacy, its centrality and the role of the teacher in this process are presented. The body is understood as a social production and experiencer of learning, therefore, in the literacy process, it must be taken as a teaching method. It points to the need for the area of Physical Education to move towards body pedagogies. Pedagogies that, in fact, choose the body as a teaching method and as a guiding axis for learning.

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Author Biography

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Sou Licenciado pleno em Educação Física (CEAP); Especialista em Educação Física Escolar (IBAESP); Mestre e Doutor em Educação Física (USJT). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Atualmente curso especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará - UEPA e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - (UFPA). Atuo como professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Ao longo dos anos tenho investido grande parte de minhas atividades em questões relacionadas à Educação do Corpo, Gênero, Diversidade e Sexualidade Humana. Milito pelo combate à discriminação das pessoas LGBTQIAP+ e à promoção de seus direitos no sentido da igualdade/diferença plena. Tenho-o feito no âmbito científico e acadêmico como professor/pesquisador, no âmbito cívico, enquanto ativista e influenciador da população LGBTQIAP+. Como professor e pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Saúde, Estudos Sociais e Educação Física Escolar. No campo da Saúde os estudos que conduzem dirigem-se, especialmente para área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde Comunitária, participando principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular em saúde, atenção primária à saúde, formação e atuação de professores para atuarem na Educação Básica. Dedico-me ainda a investigar programas de intervenção pública em saúde para a população LGBTQIAP+, na perspectiva dos Ideários da Promoção em Saúde e na Educação para Autonomia. Na área da Educação Física Escolar propõe intervenções e projetos de investigação na área de formação e atuação de professores, assim como proponho o desenvolvimento de práticas corporais por meio de uma Pedagogia do Corpo Oprimido. O lócus dessas investigações tem sido as Instituições de Ensino Público e Privado do Estado do Piauí. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/UFPI/CNPq). Sou membro do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq). Sou estudioso do legado Freireano e Marxista.

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Published

2024-08-31

How to Cite

SILVA CORREIA, M.; FERREIRA BORGES, C. N. Body literacy: new perspective for teaching physical education at school. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–24, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.72355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72355. Acesso em: 21 dec. 2024.