Orientação Sexual e Homofobia na Série Televisiva Glee
Contenido principal del artículo
Resumen
O projeto que se apresenta pretendeu contribuir para a construção de conhecimentos que apelassem a uma melhor compreensão da violência e da discriminação homofóbicas e perceber as perspectivas dos/as alunos/as relativamente às mensagens discriminatórias e estereotipadas veiculadas pela série televisiva Glee. A intervenção, realizada no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, envolveu uma turma de 9º ano de escolaridade, constituída por 19 alunos/as. A opção pela metodologia de projeto permitiu-nos sensibilizar os/as estudantes para a necessidade do reconhecimento das diferentes orientações sexuais, tendo ainda possibilitado, a reflexão acerca das manifestações de violência, preconceito e discriminação de que são alvo as pessoas que assumem identidades não heterossexuais.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
BORRILLO, D. A homofobia. In Lionço, T. & Diniz, D. (Orgs). Homofobia & Educação:um desafio ao silêncio (pp. 15-46).Brasília: LetrasLivres; EdUnB, 2009.
CARMO, H.;FERREIRA, M. Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 2009.
COSTA, C. G.; OLIVEIRA, J.M.;NOGUEIRA, C. Os discursos das pessoas LGBT. In: OLIVEIRA, J. M.;Nogueira, C. (Org.). Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2010,p. 211-242.
DIÉZ GUTIÉRREZ, E.(cord.) La diferencia sexual en el análisis de los video juegos. Madrid: CIDE/Instituto de la Mujer, 2004.
DOMÍNGUEZ, B.G. de G.Glee: el êxito de la diferencia. Sesión no numerada: Revista de letras y ficción audiovisual.Espanha, nº 1, año 2011, pp. 47-59.
FOLHAS, D.; PESSOA, T.;TEIXEIRA, F. Sexualidade e género na série televisiva Morangos com Açúcar. In Teixeira et al (Orgs.). Sexualidade e educação sexual: políticas educativas, investigação e práticas. Braga: Edições CIEd, 2010, p. 308-312.
JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: (Org). Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/UNESCO, 2009a, p. 13-51.
______. Políticas de educação para a diversidade sexual: escola como lugar de direitos. In: LIONÇO, T.;DINIZ, D. (Orgs). Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres; EdUnB, 2009b, p. 161-193.
LEAL, I. Parentalidades. Questões de género e orientação sexual. In:CASCAIS, A. F. (org.). Indisciplinar a teoria. Estudos gays, lésbicos e queer. s.I.: Fenda, 2004, p. 215-240.
LOURO, G. O corpo educado: pedagogias da sexualidade (2ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica, 2000a.
______.Currículo, género e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000b.
______.Heteronormatividade e homofobia. In Junqueira,R.D. (org). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/UNESCO, 2009, p. 86-93.
MONTEZUMA, M. Orientação sexual, homofobia e educação. Trabalho de projeto [Mestrado em Educação para a Saúde]. Coimbra: ESTeSC/ESEC, 2012.
NOGUEIRA, C.;OLIVEIRA, J.M. Um olhar da psicologia feminista crítica sobre os direitos humanos de pessoas LGBT. In Oliveira, J. M. & Nogueira, C. (Org.). Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2010, p. 9-17.
OLIVEIRA, J.M.; PEREIRA, M.; COSTA, C.; NOGUEIRA, C. Pessoas LGBT – identidades e discriminação. In: OLIVEIRA, J. M.; NOGUEIRA, C. (Org.). Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2010, p. 149-210.
PEREIRA, H.; LEAL, I. (). A homofobia internalizada e os comportamentos para a saúde numa amostra de homens homossexuais. In:CASCAIS, António Fernando (org.). Indisciplinar a Teoria. Estudos Gays, Lésbicos e Queer. s.I: Fenda, 2004, p. 245-260.
RIOS, R. Homofobia na Perspectiva dos Direitos Humanos e no Contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.) Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/UNESCO, 2009, p. 53-83.
RODRIGUES, L.; NOGUEIRA, C.;OLIVEIRA, J.M. Violência em casais LGBT–Estudo preliminar. In:OLIVEIRA, J. M.;NOGUEIRA, C. (Org.). Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2010, p. 243 –266.
SOUZA FILHO, A. Teorias sobre a Gênese da Homossexualidade: ideologia, preconceito e fraude. In Junqueira, R. D. (Org.) Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/UNESCO, 2009, p. 95-124.
TEIXEIRA, F. Educação em Sexualidade e Formação de Professores(as). In: TEIXEIRA, F. et al (Orgs.). Sexualidade e educação sexual: políticas educativas, investigação e práticas. Braga: Edições CIEd, 2010, p. 315-319.
VALE DE ALMEIDA, M. Teoria queer e a contestação da categoria "género". In: CASCAIS, A. F. (org.). Indisciplinar a teoria.Estudos gays, lésbicos e queer (pp. 91-98). s.I: Fenda, 2004.
WEEKS, J.O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 35-82.