Um olhar sobre o ensino de gramática em livros didáticos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca problematizar as atividades de ensino de gramática propostas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa com o objetivo de perceber como são didatizados e sistematizados os saberes sobre a língua no que se refere ao ensino da gramática em quatro livros adotados em escolas públicas no 5o ano do Ensino Fundamental. A opção por essa etapa da escolarização se justifica na medida em que o 5o ano deve marcar o final do processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita, voltando-se para um trabalho de maior reflexão sobre os usos da língua nos diferentes contextos. O que se pôde perceber é que os quatro LDPs analisados possuem uma seção voltada para o trabalho com a gramática que enfatiza principalmente o estudo das classes de palavras voltado para o reconhecimento e memorização de definições.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALVES, Maria do Rosário N. R. O ensino da gramática nas séries iniciais. In. BORTONI-RICARDO, Stella Maris, MACHADO, Veruska R. (Orgs.) Os doze trabalhos de Hércules:do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.
ANTUNES, Irandé. Muito Além da Gramática: Por um ensino de Línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAZERMAN, Charles. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª edição, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRÄKLING, Kátia Lomba. A Gramática nos LDs de 5ª a 8ª séries.”Que rio é este pelo qual corre o Gânges?”. In. ROJO, Roxane, BATISTA, Antônio A. G. (Orgs.) Livro Didático de Língua Portuguesa e Cultura da Escrita. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 2003.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997, 144p.
BUNZEN, Clécio. Reapresentação de Objetos de Ensino em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: Um estudo exploratório. In: SIGNORINI, Inês. Significados da Inovação no Ensino de Língua Portuguesa e na Formação de Professores. Campinas, S.P: Mercado de Letras, 2007.
DIAS, Luiz Francisco. O estudo de classes de palavras: problemas e alternativas de abordagem.
DIONÍSIO, Angela P. e BEZERRA. Maria A. O Livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
DIONISIO, Angela; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais & Ensino. 2° edição, Rio de Janeiro, Editora Lucena, 2002.
DIONÍSIO, Angela P. e BEZERRA. Maria A. O Livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
KLEIMAN, Ângela B., SEPÚLVEDA, Cida. Oficina de Gramática: Metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
FRANCHI, Carlos, (com) NEGRÃO, Esmeraldo V.& MÜLLER, Ana L.Mas o que é mesmo “Gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MENDONÇA, Márcia Rodrigues de S. Pontuação e Sentido: em busca da parceria. In: DIONÍSIO, Angela P. e BEZERRA. Maria A. O Livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MORAIS, Arthur Gomes. Ortografia e aprendizagem baseada na reflexão. In. Guia da Alfabetização, V.2. São Paulo: Editora Segmento. S/D.
NEVES, Maria Helena de Moura. Ensino de Língua e vivências de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Contexto, 2010.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1998.
SIGNORINI. Inês, Repensando a questão da língua legítima na sociedade democrática, In: MOITA LOPES, L.P.(Org.) Por uma Linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.