Um olhar sobre o ensino de gramática em livros didáticos

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Maria Aparecida Lopes Rossi
Fernanda Mesquita da Silva

Resumo

O presente artigo busca problematizar as atividades de ensino de gramática propostas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa com o objetivo de perceber como são didatizados e sistematizados os saberes sobre a língua no que se refere ao ensino da gramática em quatro livros adotados em escolas públicas no 5o ano do Ensino Fundamental. A opção por essa etapa da escolarização se justifica na medida em que o 5o ano deve marcar o final do processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita, voltando-se para um trabalho de maior reflexão sobre os usos da língua nos diferentes contextos. O que se pôde perceber é que os quatro LDPs analisados possuem uma seção voltada para o trabalho com a gramática que enfatiza principalmente o estudo das classes de palavras voltado para o reconhecimento e memorização de definições.

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Como Citar
Rossi, M. A. L., & da Silva, F. M. (2017). Um olhar sobre o ensino de gramática em livros didáticos . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 176–199. https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-8
Seção
DOSSIÊ

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