CURRÍCULO

a partir de uma concepção multiculturalista

Autores

  • Josiane Aparecida Santos Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlete Aparecida Bertoldo Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58934

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Multiculturalismo

Resumo

O presente artigo visa discutir a construção curricular, das escolas públicas, a partir de uma perspectiva multiculturalista, visto que, a escola é um lugar de entrecruzamento de culturas, devido à diversidade dos alunos, apesar da pluralidade cultural observa-se uma homogeneização do currículo através da imposição de um conhecimento oficial e padronizado. A padronização curricular proveniente dos valores do homem branco europeu discrimina a cultura do alunado, contribuindo para o fracasso escolar.  A escola deve promover o diálogo com os alunos com a finalidade de verificar as diversas culturas que compõem o ambiente escolar com o intuito de criar um currículo que relacione o conhecimento proposto à realidade do aluno. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela Maria A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, n. 21, p. 61-75, set. /dez. 2002.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: Moreira, Antonio F. B.; Candau, Vera M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Ed. Vozes, p. 13-37, 2008a.

CANEN, A., (2000). Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 135-150.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (2003). Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. Nº. 23. Rio de Janeiro, Mar/Ago, p. 156-168.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M.. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis:Vozes, 2008.

TEIXEIRA, C.R.; BEZERRA, R.D.B. Escola, currículo e cultura (s): a construção do processo educativo na perspectiva da multiculturalidade. Dialogia, São Paulo, v.6 p.55-63, 2007.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Artigos