A autoavaliação na construção de uma prática docente de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51364Palavras-chave:
Autoavaliação, Prática Pedagógica, Reflexão, Ação, AprendizagemResumo
O presente artigo trata de resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre avaliação, mais especificamente trataremos da autoavaliação na prática pedagógica docente. Esta pesquisa foi norteada pela busca de respostas para a seguinte indagação: Como a autoavaliação poderia se constituir em um importante instrumento de reflexão? Diante desta questão, pretendeu-se com o estudo realizado, analisar o papel da autoavaliação na prática docente e afirmar seu papel de contribuição na qualidade da relação de ensino/aprendizagem. Além disso, também buscou-se defender uma metodologia que utilize a autoavaliação como ferramenta para detectar onde pode estar o problema e apontar algum caminho para solucionar o mesmo, oportunizando uma educação mais criativa, reflexiva e política. A autoavaliação pode proporcionar um momento de mudança sobre a forma de pensar a educação, onde o aluno seria corresponsável por sua aprendizagem. Dessa maneira, este estudo buscou levantar a hipótese de que a educação deve ser capaz de desencadear uma visão diferenciada no que tange a avaliação, então ela deve ser capaz de conferir ao processo educativo a capacidade de construção, expansão da consciência individual e coletiva. Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos, organizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, em torno de alguns estudos e pesquisas já produzidos, que tratam da mesma temática da avaliação, autoavaliação e algumas leituras sobre práticas docentes que utilizaram o método autoavaliativo. Teremos como referência sobre o tema alguns atores, dentre eles: Depresbiteris, Melo e Bastos, Régnier e Mitre.
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