Desafios que permeiam a prática pedagógica

Autores

  • Aparecida do Carmo Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlete Aparecida Bertoldo Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51228

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Professor-Aluno, Ensino Fundamental, Formação do Professor

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as dificuldades da prática pedagógica do professor que atua no 3º ano do ensino fundamental. E ainda articular o estudo da avaliação da educação básica frente à realidade e contexto escolar, bem como a prática docente como parte do processo educativo, onde o professor utiliza um conjunto de ações para desenvolver o trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento e aprendizagem. Enfatizando seu papel social, suas alegrias e seus desafios. E ainda articular o estudo da avaliação da educação básica frente à realidade e contexto escolar, bem como a prática docente como parte do processo educativo, onde o professor utiliza um conjunto de ações para desenvolver o trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento e aprendizagem. Este projeto de pesquisa sobre os desafios que permeiam a prática pedagógica partiu da abordagem qualitativa teórico-bibliográfica centrada nas contribuições teóricas de autores Szymanski, Silveira e outros sobre as dificuldades do professor no 3º ano do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras. As pesquisas e (SZYMANSKI, 2002) e análise de conteúdo (FRANCO, 2003) envolveram vinte professores dos anos iniciais de dez escolas públicas que atuam em três municípios do interior do Estado de São Paulo.Contudo esse conjunto de questões tem sido objeto de debate nas escolas e no cenário educacional nas últimas décadas. A função da escola, da docência, os desafios vêm se ampliando, à medida que a sociedade e, sobretudo, os educandos mudam e o direito à educação se alarga, incluindo o direito ao conhecimento, às ciências, aos avanços tecnológicos e às novas tecnologias de informação. Concluiu-se que neste cenário pedagógico os seus atores, o professor e o aluno, ainda não sabem claramente como proceder, no palco das instituições de ensino, pois enquanto estas lidam com o configurado e o determinado a ser cumprido, são estes agentes vivos, os proponentes de novas formas de se apresentarem neste cenário.

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Biografia do Autor

Aparecida do Carmo Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Arlete Aparecida Bertoldo Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Faculdade de Educação, FACED. Universidade Federal de Uberlândia - (UFU).

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos