Desafios que permeiam a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51228Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Professor-Aluno, Ensino Fundamental, Formação do ProfessorResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as dificuldades da prática pedagógica do professor que atua no 3º ano do ensino fundamental. E ainda articular o estudo da avaliação da educação básica frente à realidade e contexto escolar, bem como a prática docente como parte do processo educativo, onde o professor utiliza um conjunto de ações para desenvolver o trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento e aprendizagem. Enfatizando seu papel social, suas alegrias e seus desafios. E ainda articular o estudo da avaliação da educação básica frente à realidade e contexto escolar, bem como a prática docente como parte do processo educativo, onde o professor utiliza um conjunto de ações para desenvolver o trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento e aprendizagem. Este projeto de pesquisa sobre os desafios que permeiam a prática pedagógica partiu da abordagem qualitativa teórico-bibliográfica centrada nas contribuições teóricas de autores Szymanski, Silveira e outros sobre as dificuldades do professor no 3º ano do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras. As pesquisas e (SZYMANSKI, 2002) e análise de conteúdo (FRANCO, 2003) envolveram vinte professores dos anos iniciais de dez escolas públicas que atuam em três municípios do interior do Estado de São Paulo.Contudo esse conjunto de questões tem sido objeto de debate nas escolas e no cenário educacional nas últimas décadas. A função da escola, da docência, os desafios vêm se ampliando, à medida que a sociedade e, sobretudo, os educandos mudam e o direito à educação se alarga, incluindo o direito ao conhecimento, às ciências, aos avanços tecnológicos e às novas tecnologias de informação. Concluiu-se que neste cenário pedagógico os seus atores, o professor e o aluno, ainda não sabem claramente como proceder, no palco das instituições de ensino, pois enquanto estas lidam com o configurado e o determinado a ser cumprido, são estes agentes vivos, os proponentes de novas formas de se apresentarem neste cenário.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CALDEIRA, Anna M. S.; ZAIDAN, Samira. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana C.; VIEIRA Lívia Maria F. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FaE/UFMG, 2010. v. 1.
CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a escola. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
CARBONARI, F.J. Municipalização do ensino: das velhas práticas às novas perspectivas. In: MARTINS, A.M.; OLIVEIRA, C.; BUENO, M.S.S. (Org.) Descentralização do estado e municipalização do ensino: problemas e perspectivas. São Paulo: DP&A, 2004. p. 211-223.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.PROALFA – 2013/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd.v. 1 (jan. /dez. 2013), Juiz de Fora, 2013. Anual.Conteúdo: Revista Pedagógica - Língua Portuguesa - 3º ano. ISSN 1983-0157.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e pesquisa-Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v.25, n.1, p.11-20, jan. /jun. 1999.
ROLDÃO, M. do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Portugal. Revista brasileira de Educação. v.12 n.34 jan/abril 2007.
SILVEIRA, R.J. T. O professor e a transformação da realidade. Nuances-Revista do Curso de Pedagogia, Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNESP, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, p. 21-30, set. 1995.
SZYMANSKI, H.A relação família/escola: desafios e perspectivas. 2.ed. Brasília: Líber Livro Loyola, 2007.
SZYMANSKI, H. (Org.) A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C.O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2005.
THERRIEN, JACQUES. Educação em debate. Fortaleza: V19, nº 33, 1997.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.