IDENTIDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO “TUDA: UMA HISTÓRIA DE IDENTIDADE”

Conteúdo do artigo principal

Sayonara Naider Bomfim Nogueira
Thais Coutinho de Souza Silva

Resumo

O presente artigo apresenta discussões sobre a identidade de gênero no âmbito escolar tendo como objetivo principal descrever uma prática pedagógica autobiográfica desenvolvida no Ensino Fundamental através do livro “Tuda: uma história de identidade” do autor Flávio Brebis, de modo a verificar as contribuições desta prática para uma reflexão sobre as questões de gênero na educação. Especificamente, o estudo buscou também discutir os temas relativos ao preconceito, discriminação, diversidade e padrões de comportamento na escola no que tange às manifestações de sexualidade. A relevância desta pesquisa se justifica pelo fato de que a escola, em sua função social, assinala-se como um espaço democrático que deve oportunizar o debate de questões sociais e permitir o desenvolvimento do pensamento crítico. O universo escolar é analisado como um dos principais espaços de constituição dos saberes da criança, abrangendo as construções das identidades e, por conseguinte, das diferenças. Portanto, debater as relações de gênero a partir do protagonismo de uma professora transexual é fundamental na legitimação dos debates sobre a diversidade sexual nas instituições de ensino. Para tanto, na construção do embasamento teórico foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental. E, para descrever uma prática pedagógica desenvolvida em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental valeu-se dos procedimentos técnicos da pesquisa autobiográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Sayonara Naider Bomfim Nogueira, UFU

Especialista em coordenação pedagógica

Thais Coutinho de Souza Silva, UFU

Doutora em educação

Como Citar

NAIDER BONFIM NOGUEIRA, Sayonara; COUTINHO DE SOUZA SILVA, Thais. IDENTIDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO “TUDA: UMA HISTÓRIA DE IDENTIDADE”. DiversaPrática, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 29, 2019. DOI: 10.14393/DP-v4n1-2017-48727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/48727. Acesso em: 6 dez. 2025.