IDENTIDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO “TUDA: UMA HISTÓRIA DE IDENTIDADE”
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48727Palavras-chave:
Identidade de Gênero, Prática Pedagógica, SexualidadeResumo
O presente artigo apresenta discussões sobre a identidade de gênero no âmbito escolar tendo como objetivo principal descrever uma prática pedagógica autobiográfica desenvolvida no Ensino Fundamental através do livro “Tuda: uma história de identidade” do autor Flávio Brebis, de modo a verificar as contribuições desta prática para uma reflexão sobre as questões de gênero na educação. Especificamente, o estudo buscou também discutir os temas relativos ao preconceito, discriminação, diversidade e padrões de comportamento na escola no que tange às manifestações de sexualidade. A relevância desta pesquisa se justifica pelo fato de que a escola, em sua função social, assinala-se como um espaço democrático que deve oportunizar o debate de questões sociais e permitir o desenvolvimento do pensamento crítico. O universo escolar é analisado como um dos principais espaços de constituição dos saberes da criança, abrangendo as construções das identidades e, por conseguinte, das diferenças. Portanto, debater as relações de gênero a partir do protagonismo de uma professora transexual é fundamental na legitimação dos debates sobre a diversidade sexual nas instituições de ensino. Para tanto, na construção do embasamento teórico foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental. E, para descrever uma prática pedagógica desenvolvida em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental valeu-se dos procedimentos técnicos da pesquisa autobiográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.