EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRÓTESE REMOVÍVEL TOTAL NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFU - UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE SEUS DOCENTES

Main Article Content

Simone Maria Ávila Silva Reis
Andrea Gomes Oliveira
Juliana Bisinotto Gomes Lima
Luiz Carlos Gonçalves
Vanderlei Luiz Gomes

Abstract

Os autores, docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - FOUFU, apresentam as práticas de ensino e aprendizagem adotadas na disciplina de Prótese Removível Total ao longo das últimas décadas, visando compartilhar experiências e fomentar o debate a cerca da busca constante pelo aperfeiçoamento do fazer docente no ensino de Odontologia. O desenvolvimento docente passa pela necessidade dos professores refletirem sobre o seu trabalho, interrogando-se frequentemente sobre a validade desta ou daquela técnica, buscando acompanhar as transformações que cercam o momento presente e experimentando novas práticas

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section

Artigos

How to Cite

REIS, Simone Maria Ávila Silva; OLIVEIRA, Andrea Gomes; LIMA, Juliana Bisinotto Gomes; GONÇALVES, Luiz Carlos; GOMES, Vanderlei Luiz. EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRÓTESE REMOVÍVEL TOTAL NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFU - UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE SEUS DOCENTES. DiversaPrática, Uberlândia, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/33617. Acesso em: 6 dec. 2025.

References

ABREU, M. C. T. A.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 11ª ed., São Paulo: MG Ed. Associados, 1990.

BEHRENS, M. A. Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensu. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 27

BZUNECK, J. A. Como motivar os alunos: sugesto

CASA GRANDE, L. D. R. Educação problematizadora: transformação prática do profissional de saúde. Anais. XXXIII Reunião Abeno, XXIV Encontro Nacional de Dirigentes das Faculdades de Odontologia. Fortaleza, CE, 14 a 18/07/1998, p. 16-19.

CUNHA, M.I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília, 2000, p. 45

CORDEIRO, H.; MINAYO, C. Saúde: Concepções e políticas públicas. In: AM

DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. Estratégia de ensino-aprendizagem. 21ª ed., Petrópolis: Vozes, 2000, p.100-101.

GOMES, V. L. et al. Introdução de modificações na metodologia de ensino/aprendizagem em prótese completa

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Educação. Porto Alegre. v. 31, n.1, p. 21-29, jan./abr. 2008.

LUCATO, M. C.; RAMOS, D. L. P. A humanização das relações assistenciais no código de ética odontológica. O mundo da saúde. São Paulo. v.30, n.3, p.417-424, jul./set. 2006.

MACIEL, R. (relat) Ensino das matérias profissionais. Rev. Bras. Educ. Méd., Rio de Janeiro. v.5, n.3, p. 195-200, set./dez. 1981.

MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; LIMA, E. F.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: ed. UFSCar, 2002. 203 p.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

N

N

PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 1.527

PESSINI, L.; PEREIRA, L. L.; ZAHER, V.L.; SILVA, M.J.P. Humanização em saúde: o resgate do ser com competência científica. O Mundo da saúde. São Paulo, v.27, n.2, p. 203-205. 2003.

REIS, S. M. A. S.; GOMES, V. L. Modificações na metodologia de ensino e aprendizagem na disciplina de prótese removível total. Revista Ícone. v.7, n.1 e 2, p. 55-70, jan./dez. 2001.

RODAS, J. G. A universidade e as novas tecnologias. O Estado de S. Paulo. 18 de out. 2008. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081018/not_imp262086,0.php>. Acesso em: 6 nov. 2014.