MATERIAL CONCRETO:

UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Kellen Christine Jager Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Valéria Gomes da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48683

Palavras-chave:

Matemática, Material Concreto, Ensino e aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo visa descrever a importância do uso do material concreto e lúdico no ensino da matemática. Sabemos que muitos professores em suas práticas de ensino usam somente o livro didático e caderno de planejamento para ministrarem suas aulas. Com toda informação que existe hoje, nossos alunos necessitam mais que isso, para que as aulas fiquem motivadas. Utilizando o material concreto as aulas podem ficar mais atrativas motivando os alunos a participarem de maneira prazerosa. Este artigo tem como foco a concepção e a ação docente na organização das situações de ensino e aprendizagem com o manuseio de materiais concreto na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo apoia-se numa pesquisa bibliográfica. Os resultados desse estudo demonstram que quando o professor promove um espaço lúdico revelado nos jogos e nos materiais concretos, os alunos interagem cooperativamente neste espaço organizado pelo docente, comprovando, portanto, a importância da intervenção pedagógica para a construção de relações cognitivas que se traduzem em aprendizagem.

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Biografia do Autor

Kellen Christine Jager Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em coordenação pedagógica

Valéria Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2019-05-14

Edição

Seção

Artigos