MATERIAL CONCRETO:

UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Kellen Christine Jager Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Valéria Gomes da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48683

Palavras-chave:

Matemática, Material Concreto, Ensino e aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo visa descrever a importância do uso do material concreto e lúdico no ensino da matemática. Sabemos que muitos professores em suas práticas de ensino usam somente o livro didático e caderno de planejamento para ministrarem suas aulas. Com toda informação que existe hoje, nossos alunos necessitam mais que isso, para que as aulas fiquem motivadas. Utilizando o material concreto as aulas podem ficar mais atrativas motivando os alunos a participarem de maneira prazerosa. Este artigo tem como foco a concepção e a ação docente na organização das situações de ensino e aprendizagem com o manuseio de materiais concreto na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo apoia-se numa pesquisa bibliográfica. Os resultados desse estudo demonstram que quando o professor promove um espaço lúdico revelado nos jogos e nos materiais concretos, os alunos interagem cooperativamente neste espaço organizado pelo docente, comprovando, portanto, a importância da intervenção pedagógica para a construção de relações cognitivas que se traduzem em aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Kellen Christine Jager Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Especialista em coordenação pedagógica

  • Valéria Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2019-05-14

Edição

Seção

Artigos