GESTÃO PARTICIPATIVA DA ESCOLA
a importância da comunidade no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58974Palavras-chave:
Gestão Democrática participativa, Gestor Escolar, Conselho Escolar, ComunidadeResumo
O objetivo deste artigo é compreender e refletir sobre a complexidade da manutenção da parceria entre a gestão escolar e a comunidade, estabelecendo metas a serem criadas e compartilhadas entre ambos. Trata-se de uma parceria essencial para o estabelecimento das condições favoráveis e necessárias para o desenvolvimento de um ambiente escolar autônomo e participativo. Diante dos desafios atualmente postos nas escolas públicas, fica evidente a necessidade da participação coletiva de todos aqueles que trabalham com a educação em conjunto com a comunidade, visando o compromisso e a qualidade da educação. Nesse sentido, este trabalho tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de métodos eficazes na solução dessas questões e consequentemente garantir uma escola onde seus atores principais sintam o prazer de ensinar e de aprender. A metodologia utilizada para os estudos aqui realizados foi de caráter qualitativo no qual predominaram: 1) a pesquisa bibliográfica (livros, artigos de periódicos e dissertações); 2) as vivências profissionais dentro de uma escola pública tanto como aluno quanto como professor, nas quais se observa o pouco interesse dos pais e/ou responsáveis com assuntos referentes aos alunos e especificamente ao processo de ensino-aprendizagem. O problema de pesquisa dessa reflexão é entender quais os fatores e/ou aspectos que influenciam diretamente na participação da comunidade escolar nas ações da escola. Com isso foi possível concluir que a gestão democrática e a participação da comunidade escolar garantem a qualidade na educação, uma vez que promove formação social, intelectual e profissional dos alunos.
Downloads
Referências
______. Deficiência mental, família e sexualidade. São Paulo: Memmon (Série Outros), 1993.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96.
CURY, C. R. J. As Vozes da LDB: Presença Pedagógica. V. 3, n. 15, p. 31-37. Belo Horizonte 1997.Disponível em: <www.mec.gov.br/legis/default.shtm>. Acesso em: 06 nov.2015.
DIOGO, Ana M. Famílias e escolaridade. Lisboa: Colibri, 1998.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 6. ed. Campinas: Papirus, l994.
MEC. Programa de fortalecimento dos conselhos escolares, caderno 5, Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, Brasília – DF. Novembro de 2004.
PARO Vitor Henrique. Administração escolar: Introdução crítica. 9 ed, SãoPaulo: Cortez, 1999.
______. Qualidade de ensino, a contribuição dos pais: Xamã, 1997.
______. Administração escolar: introdução. São Paulo: Cortez, 1990.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre Artmed, 2000.
UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Organizado por Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
WITTMANN, Lauro Carlos. Pesquisar é preciso porque “navegar é preciso, viver é preciso”. Revista Seminários em Revista, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 47-57, mar. 1999.
ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Trad. Beatriz Affonso neves. Porto Alegre: Artmed. 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.