Os Conselhos Municipais de Educação e as Demandas Sobre Alfabetização no Estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51357Palavras-chave:
Alfabetização, Conselhos Municipais de Educação, Pesquisa documentalResumo
A alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, historicamente, tem sido compreendida como condição para a aprendizagem e a progressão do estudante. Dada essa importância, o presente texto intenciona apresentar resultados de uma pesquisa a qual teve como objetivo verificar como os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) do estado de Goiás têm debatido e/ou normatizado as questões relativas a alfabetização. A pesquisa em tela faz parte de um estudo interinstitucional envolvendo Universidades de quatro estados (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) que busca compreender as ações dos Conselhos com vistas a qualidade socialmente referenciada. Para tanto, a fim de compreender as demandas sobre alfabetização especificamente, utilizou-se da pesquisa documental em oito municípios de Goiás (Jataí, Mineiros, Rio Verde, Caldas Novas, Luziânia, Anápolis, Rubiataba, Cachoeira Dourada) levantando os documentos disponíveis online nos sítios (e em redes sociais, em alguns casos) dos Conselhos dessas cidades. Percebeu-se que os documentos produzidos pelos CMEs das cidades pesquisadas apenas se aproximam das questões fundamentais acerca da alfabetização. Dessa forma, considerando todo o material analisado, é possível concluir que os CMEs pesquisados não avançam significativamente na análise da compreensão sobre alfabetização. Os documentos são reduzidos a aprovação de matrizes curriculares das Secretarias de Educação, aprovação de cursos de formação docentes e outros. Não há registros documentais de possíveis diagnósticos, posicionamentos e encaminhamentos dos CMEs sobre as demandas de alfabetização nos municípios estudados.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Ministério da Educação: Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília, 1997. 87p.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer n.º07/2010 a. Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 9 de julho de 2010, Seção 1, p.10
MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003. 310p.
MONLEVADE, J. A. A importância do Conselho Municipal de Educação na elaboração, implantação e acompanhamento da execução do Plano Municipal de Educação. Pró-Conselho. Disponível em: http://www.deolhonosplanos.org.br/biblioteca/Acesso em: 14 jun. 2013
RAIMANN, A. etall. O Conselho Municipal de Educação em Goiás e a qualidade socialmente referenciada do ensino. Jataí – GO: Universidade Federal de Goiás, 2014. 31p.
SHIROMA, E. , CAMPOS, R. e GARCIA, R. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769/8999. Acessado em: 15 de dezembro de 2016.
TEIXEIRA, Lúcia Helena G. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004. Disponível em: Acessado em 17 de fevereiro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.