Os Conselhos Municipais de Educação e as Demandas Sobre Alfabetização no Estado de Goiás

Autores

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira
  • Belarmina Vilela Cruvinel
  • Nayenne Helsan Santos
  • Nilza Aparecida Lopes Alves

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51357

Palavras-chave:

Alfabetização, Conselhos Municipais de Educação, Pesquisa documental

Resumo

A alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, historicamente, tem sido compreendida como condição para a aprendizagem e a progressão do estudante. Dada essa importância, o presente texto intenciona apresentar resultados de uma pesquisa a qual teve como objetivo verificar como os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) do estado de Goiás têm debatido e/ou normatizado as questões relativas a alfabetização. A pesquisa em tela faz parte de um estudo interinstitucional envolvendo Universidades de quatro estados (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) que busca compreender as ações dos Conselhos com vistas a qualidade socialmente referenciada. Para tanto, a fim de compreender as demandas sobre alfabetização especificamente, utilizou-se da pesquisa documental em oito municípios de Goiás (Jataí, Mineiros, Rio Verde, Caldas Novas, Luziânia, Anápolis, Rubiataba, Cachoeira Dourada) levantando os documentos disponíveis online nos sítios (e em redes sociais, em alguns casos) dos Conselhos dessas cidades. Percebeu-se que os documentos produzidos pelos CMEs das cidades pesquisadas apenas se aproximam das questões fundamentais acerca da alfabetização. Dessa forma, considerando todo o material analisado, é possível concluir que os CMEs pesquisados não avançam significativamente na análise da compreensão sobre alfabetização. Os documentos são reduzidos a aprovação de matrizes curriculares das Secretarias de Educação, aprovação de cursos de formação docentes e outros. Não há registros documentais de possíveis diagnósticos, posicionamentos e encaminhamentos dos CMEs sobre as demandas de alfabetização nos municípios estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira

Doutora em Educação – FEUSP(2013). Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (UFG/REJ). Membro do NUFOPE – Grupo de Estudos Formação de professores e práticas educativas – UFG/REJ.

Belarmina Vilela Cruvinel

Mestranda em Educação – UFG/REJ. Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia pela UFG/REJ. Bolsista FAPEG. Membro do NUFOPE – Grupo de Estudos Formação de professores e práticas educativas – UFG/REJ.

Nayenne Helsan Santos

Mestranda em Educação – UFG/REJ. Licenciada em Pedagogia pela UFG/REJ. Bolsista CAPES. Membro do NUFOPE – Grupo de Estudos Formação de professores e práticas educativas – UFG/REJ.

Nilza Aparecida Lopes Alves

Licenciada em Pedagogia pela UFG/REJ. Intérprete de LIBRAS- UFG/REJ. Membro do NUFOPE – Grupo de Estudos Formação de professores e práticas educativas – UFG/REJ.

Referências

BORDIGNON, G. Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Ed. e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. s/p

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Ministério da Educação: Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília, 1997. 87p.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer n.º07/2010 a. Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 9 de julho de 2010, Seção 1, p.10
MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003. 310p.
MONLEVADE, J. A. A importância do Conselho Municipal de Educação na elaboração, implantação e acompanhamento da execução do Plano Municipal de Educação. Pró-Conselho. Disponível em: http://www.deolhonosplanos.org.br/biblioteca/Acesso em: 14 jun. 2013
RAIMANN, A. etall. O Conselho Municipal de Educação em Goiás e a qualidade socialmente referenciada do ensino. Jataí – GO: Universidade Federal de Goiás, 2014. 31p.
SHIROMA, E. , CAMPOS, R. e GARCIA, R. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769/8999. Acessado em: 15 de dezembro de 2016.
TEIXEIRA, Lúcia Helena G. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004. Disponível em: Acessado em 17 de fevereiro de 2017.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Edição

Seção

Dossiê