PORTFOLIO EDUCACIONAL DIGITAL COMO RECURSO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA TOXINA ESCOMBROIDE NO PESCADO
Palavras-chave:
educação, portfolio educacional digital, aminas biogênicas, histamina, pescadoResumo
O tema de aminas biogênicas no pescado, em especial a toxina escombroide, é de desconhecimento por muitos acadêmicos e profissionais de ciências biomédicas e biológicas, devido à falta de dados sobre prevalência e incidência e baixa notificação aos serviços de saúde. Isso leva muitos professores a não abordarem o tema em suas aulas nos cursos de graduação. Entretanto, a pouca divulgação desse tema não exclui sua importância em saúde pública. O portfólio educacional digital é um recurso fácil e didático para a construção do conhecimento referente a um tema, pois potencializa a reflexão e o processo de construção de conhecimento contextualizado. O trabalho objetivou desenvolver um portfólio educacional digital, demonstrando os recursos utilizados no processo de obtenção do conhecimento sobre aminas biogênicas em pescado, em especial a toxina escombroide. Objetivou-se, ainda, divulgá-lo em publicações nas mídias sociais, tendo como público alvo a comunidade acadêmica e profissionais dos cursos de graduação em saúde. Foi elaborado um roteiro em que planejou-se o desenvolvimento das etapas da execução do portfólio, dentre elas: levantamento bibliográfico (em plataformas de publicações científicas como PubMed e SciELO), fichamento da literatura selecionada e aprendizagem no uso dos recursos disponíveis na plataforma Glogster (http://edu.glogster.com/product-information/). Foram abordados conceitos sobre o que são aminas biogênicas; a histamina como principal amina biogênica formada no pescado, as famílias de peixes mais propensas à formação da toxina escombroide, sinais e sintomas clínicos mais frequentes em humanos que consumiram peixes contaminados com a toxina. Após a construção e hospedagem do portfólio na plataforma on-line Glogster (http://immunomoni.edu.glogster.com/toxina-escombroide/), o link de acesso foi disponibilizado em mídias sociais. A elaboração do portfólio permitiu uma reflexão das práticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem e a organização do conhecimento acerca do tema. O portfólio pode ainda servir como modelo para que outros portfólios sejam elaborados, abordando outros temas.Downloads
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