PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÃSTICA PARA OS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS
Palavras-chave:
Ensino de probabilidade e estatística, metodologia para o ensino de probabilidade e estatística, uso do software R no ensino de probabilidade e estatística.Resumo
O processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nos cursos de graduação, em muitas universidades, ainda segue a prática tradicional de aulas expositivas, baseadas somente em justificações matemáticas dos conteúdos e em exemplos idealizados. A busca do equilíbrio entre a fundamentação matemática dos métodos estatísticos e as aplicações desses métodos a situações contextualizadas, com significado para o aluno, usando métodos computacionais adequados, é um dos principais desafios no ensino de Probabilidade e Estatística. O objetivo deste trabalho é introduzir uma nova proposta de ensino de Probabilidade e Estatística para os cursos de Ciências Exatas, relatando a experiência dos autores no ensino desses conteúdos para os cursos da área de exatas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a qual foi obtida durante o desenvolvimento de um projeto financiado por essa universidade. Através da metodologia adotada, foi possível promover o equilíbrio entre a teoria e a prática, com o envolvimento dos alunos em trabalhos coletivos, incentivando-os a procurar conexões do conteúdo aprendido com sua área de atuação e a fazer uso de planilha eletrônica e do software R. Nas turmas participantes do projeto, observou-se que houve aumento no interesse dos alunos pelos conteúdos de Probabilidade e Estatística e, consequentemente, uma melhora na assimilação e no aprendizado dos conteúdos apresentados.Downloads
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