PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PARA OS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS

Autores

  • Edmilson Rodrigues Pinto Universidade Federal de Uberlândia
  • Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino de probabilidade e estatística, metodologia para o ensino de probabilidade e estatística, uso do software R no ensino de probabilidade e estatística.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nos cursos de graduação, em muitas universidades, ainda segue a prática tradicional de aulas expositivas, baseadas somente em justificações matemáticas dos conteúdos e em exemplos idealizados. A busca do equilíbrio entre a fundamentação matemática dos métodos estatísticos e as aplicações desses métodos a situações contextualizadas, com significado para o aluno, usando métodos computacionais adequados, é um dos principais desafios no ensino de Probabilidade e Estatística. O objetivo deste trabalho é introduzir uma nova proposta de ensino de Probabilidade e Estatística para os cursos de Ciências Exatas, relatando a experiência dos autores no ensino desses conteúdos para os cursos da área de exatas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a qual foi obtida durante o desenvolvimento de um projeto financiado por essa universidade. Através da metodologia adotada, foi possível promover o equilíbrio entre a teoria e a prática, com o envolvimento dos alunos em trabalhos coletivos, incentivando-os a procurar conexões do conteúdo aprendido com sua área de atuação e a fazer uso de planilha eletrônica e do software R. Nas turmas participantes do projeto, observou-se que houve aumento no interesse dos alunos pelos conteúdos de Probabilidade e Estatística e, consequentemente, uma melhora na assimilação e no aprendizado dos conteúdos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Rodrigues Pinto, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Matemática 

Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Matemática - Área Estatística Industrial.

Referências

ARA, A.B. O ensino de estatística e a busca de equilíbrio entre os aspectos determinísticos e aleatórios da realidade. Tese de D.Sc. Faculdade de Educação/USP, São Paulo, Brasil, 2006.

DANTAS, C.A.B. Probabilidade: um curso introdutório, 3a edição, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

DEVORE, J.L. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências, Thompson Editora, São Paulo, 2006.

GUEDES, T.A., JANEIRO, V., MARTINS A.B.T., ACORSI, C.RL., Projeto de Ensino: aprender fazendo estatística, 2005. Disponível em http://www.des.uem.br/uploads/arquivos_profes sor/0221095505.pdf. Acesso em 27/06/2012.

LEVINE, D.M., BERENSON, M.L. e STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações - usando Microsoft Excel português, 3ª edição. LTC Editora, Rio de Janeiro, 2005.

MAGALH

MAGALH

MEYER, P.L. Probabilidade: aplicações à estatística, 2ª edição, LTC Editora, Rio de Janeiro, 1983.

MILONE, G. Estatística Geral e Aplicada, Pioneira Thomson Learning Editora, São Paulo, 2004.

MONTGOMERY, D.C. e RUNGER, G.C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros, LTC Editora, Rio de Janeiro, 2003.

MORETTIN, P.A. e BUSSAB, W.O. Estatística Básica, Editora Saraiva, São Paulo, 2002.

MUNDIM, M.J. Estatística com BrOffice, Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2010.

NICHOLL, D.F. Future diretions for the theaching and learning of statistics at the tertiary level. Intenational Statistical Review, Vol. 69, México, 2001.

PONTE, J.P. e FONSECA, H.A estatística no currículo do Ensino Básico e Secundário. Ensino e Aprendizagem da Estatística. Eds. LOUREIRO C., OLIVEIRA F. e BRUNHEIRA, L. Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2000.

R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing, reference índex version 2.13.1. R Foundation for Statistical Computing, Viena, Áustria, ISBN 3-900051-07-0, URL http:// www.r-project.org, 2011.

RIBEIRO Jr., P.J. Curso sobre o programa computacional R. Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2005. Disponível em http://www.leg.ufpr.br/ Rpira/Rpira.pdf . Acesso em 27/06/2012.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Artigos