Agricultura familiar e desenvolvimento econômico

um estudo de caso sobre a pecuária de Muriaé/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT185069800

Palavras-chave:

agricultura familiar, desenvolvimento econômico, políticas públicas municipais, produtores agropecuários, Muriaé-MG

Resumo

O setor agrícola tem se destacado pela relevante participação na balança comercial do Brasil, mas esse destaque só reflete a realidade de uma pequena parcela dos produtores rurais que ocupa grande parte do território. Por isto, o objetivo do artigo é entender como a agricultura familiar contribui para o desenvolvimento econômico do território nas diversas dimensões consideradas por Kageyama (2008). A metodologia utilizada foi exploratória seguida de um estudo de caso tomando por base o município de Muriaé-MG. As principais fontes de dados foram o Censo Agropecuário de 2017, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura do município e pesquisa de campo. Com base nos resultados foi possível observar que a agricultura familiar tem também um papel no processo de desenvolvimento econômico do território em suas dimensões emprego e renda, entretanto, o aprimoramento do processo produtivo, a busca por novos mercados, o investimento em tecnologia, a busca por regularização fiscal e sanitária não fazem parte da rotina dos produtores entrevistados, indicando que as políticas públicas locais em muito poderiam contribuir para ampliar as dimensões do desenvolvimento. Aponta-se, ainda, para a necessidade do envolvimento da administração pública local para incentivar as gerações futuras a enxergar o território rural como um negócio, se desprendendo da cultura que limita o exercício da atividade rural como objeto exclusivo para manutenção da subsistência familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathellen Ferreira Lima, Universidade Candido Mendes - Campos

Mestrado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade na Universidade Candido Mendes - Campos (2023)

Caroline Miranda Alves de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Mestra em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lia Hasenclever, Universidade Candido Mendes - Campos

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestra em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora do Programa de pós Graduação em Planejamento Regional e Gestão de cidades.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

LIMA, K. F.; SOUZA, C. M. A. de; HASENCLEVER, L. Agricultura familiar e desenvolvimento econômico: um estudo de caso sobre a pecuária de Muriaé/MG. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 50, p. 282–305, 2023. DOI: 10.14393/RCT185069800. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/69800. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos