Comida de verdade
uma análise da contribuição socioeconômica da produção de mandioca (manihot esculenta crantz) no Território Rural de Identidade Rio Machado/RO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT164317Resumo
Este artigo visa comunicar reflexões oportunizadas pelo desenvolvimento do projeto “Comida de verdade: extensão rural para o fortalecimento da cadeia produtiva da farinha de mandioca no Território Rural de Identidade Rio Machado”. O referido projeto foi desenvolvido com o suporte do método dialógico de Paulo Freire (1980, 1981, 1983), e envolveu atividades de pesquisa e extensão social, com o objetivo central de contribuir para o fortalecimento da produção de mandioca no recorte geográfico citado. Os resultados apontaram para a redução da produção de mandioca em dois dos municípios do território investigado, em estagnação em três municípios e em elevação da produção em outros dois, evidenciando o conflito dessa atividade com a expansão da soja. O avanço do agronegócio da soja vem realizando significativas transformações socioterritoriais em Rondônia. Seus efeitos multivariados e multiescalares se manifestam na pressão sobre a terra, sobre os agricultores que produzem em regime familiar, sobre terras indígenas e unidades de conservação, dentre outros aspectos. Conclui-se que o fortalecimento da agricultura familiar, mediante linhas de fomento específicas, e a proteção às terras indígenas e áreas de conservação é fundamental para a segurança alimentar e nutricional dessas populações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.