Paulo Freire e Educação do Campo: da invasão à ocupação cultural para a liberdade
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91723424Palavras-chave:
Educação do Campo, Paulo Freire, Luta, Ocupação Cultural, Movimentos sociaisResumo
Há um movimento mobilizador que na atualidade vem despertando a atenção de vários setores da sociedade, dentre eles a universidade, esse movimento se chama: Educação do Campo. No entanto, a partir da luta dos trabalhadores rurais, em muitos casos organizados em seus movimentos sociais e sindicais, há a necessária contextualização do conceito em construção da educação pensada a partir dos interesses dessa classe trabalhadora. É nesse intuito que o presente artigo e as reflexões que nele constam, a partir da tese de doutorado em Educação em andamento, o pensamento e a reflexão teórica contida nos escritos do educador Paulo Freire ajudam a desmistificar e distinguir projetos educacionais do campo e para o campo, rumo à garantia dos direitos sociais, dentre eles a educação, e o reconhecimento do campo enquanto território e não somente local da produção.
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