Identidades locais, PRONAF e turismo no espaço rural: apontamentos sobre a realidade de Campo Mourão
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT5911995Parole chiave:
Identidade, Agricultura de base familiar, Pluriatividade, Turismo, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)Abstract
A proposta do turismo rural como pluriatividade para fortalecer a agricultura de base familiar nos fizeram questionar os resultados das políticas de estímulo às atividades não-agrícolas no campo. Nesse contexto, o objetivo de nossa investigação foi compreender os resultados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em relação ao Projeto de Turismo Barreiro do Campo, como estímulo ao turismo rural. Isso tudo com vistas a captar a relação da heterogeneidade dos diversos grupos identitários existentes no campo com a referida política pública e o turismo rural. Utilizamos recursos metodológicos da história oral para realizar entrevistas com os envolvidos no projeto. Realizamos ainda, pesquisas bibliográficas e documentais analisando dados oficiais do governo federal que materializam a política pública pesquisada. Para além, análises quantitativas e comparativas também foram utilizadas. Observamos que não houveram incentivos do PRONAF para o desenvolvimento do projeto investigado. Além disso, a existência de inúmeros grupos identitários nessa empreitada dificultou a captação de recursos públicos e o desenvolvimento da atividade turística.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2010-02-26
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Come citare
TEIXEIRA, Juliana Carolina; NAGABE, Fabiane. Identidades locais, PRONAF e turismo no espaço rural: apontamentos sobre a realidade de Campo Mourão . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 112–146, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911995. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11995. Acesso em: 6 feb. 2026.






















