Identidades locais, PRONAF e turismo no espaço rural: apontamentos sobre a realidade de Campo Mourão
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT5911995Palavras-chave:
Identidade, Agricultura de base familiar, Pluriatividade, Turismo, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)Resumo
A proposta do turismo rural como pluriatividade para fortalecer a agricultura de base familiar nos fizeram questionar os resultados das políticas de estímulo às atividades não-agrícolas no campo. Nesse contexto, o objetivo de nossa investigação foi compreender os resultados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em relação ao Projeto de Turismo Barreiro do Campo, como estímulo ao turismo rural. Isso tudo com vistas a captar a relação da heterogeneidade dos diversos grupos identitários existentes no campo com a referida política pública e o turismo rural. Utilizamos recursos metodológicos da história oral para realizar entrevistas com os envolvidos no projeto. Realizamos ainda, pesquisas bibliográficas e documentais analisando dados oficiais do governo federal que materializam a política pública pesquisada. Para além, análises quantitativas e comparativas também foram utilizadas. Observamos que não houveram incentivos do PRONAF para o desenvolvimento do projeto investigado. Além disso, a existência de inúmeros grupos identitários nessa empreitada dificultou a captação de recursos públicos e o desenvolvimento da atividade turística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-02-2010
Como Citar
TEIXEIRA, J. C.; NAGABE, F. Identidades locais, PRONAF e turismo no espaço rural: apontamentos sobre a realidade de Campo Mourão . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 112–146, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911995. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11995. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.