Visão agrário-ecológica marxista: uma introdução
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT2311801Mots-clés :
Materialismo ecológico, Questão agrário-ecológica, Pensamento russoRésumé
No presente texto, a visão marxista encontra ressonância nas idéias ecológicas dos cientistas russos especializados em estudos dos solos. Justus Von Liebig também é lembrado através da noção de processo metabólico no estudo da degradação dos organismos vivos. Com base nesses estudiosos, o processo de modernização da agricultura no capitalismo é tratado sob o ponto de vista agrário e ecológico neste artigo. O objetivo é robustecer o sentido da contribuição original de Marx à interpretação do capitalismo agrário a partir das contribuições desses estudiosos. No final, os conceitos principais que ajudam a fundamentar o sentido materialista da relação Sociedade e Natureza são apresentados.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2007-02-02
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
NASCIMENTO, Humberto Miranda do. Visão agrário-ecológica marxista: uma introdução . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 2, n. 3 Fev., p. 55–78, 2007. DOI: 10.14393/RCT2311801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11801. Acesso em: 6 déc. 2025.






















