La agroecología y la multirreferencialidad del currículo

Autores/as

  • Angela Barthes Aix-Marseille Université, França https://orcid.org/0000-0002-7035-0909
  • Tatiane Cristina Fernandes Basconi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil https://orcid.org/0009-0009-4321-4870
  • Elena Elizabeth Lengthorn University of Worcester, Reino Unido
  • Véronique Chalando Aix-Marseille Université, França
  • Anne-Françoise Gibert École Normale Supérieure de Lyon, França
  • José Gilberto de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP - C. Rio Claro), Brasil https://orcid.org/0000-0002-5961-714X

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195473255

Palabras clave:

agroecologia, sustentabilidade, educação política, currículo, justiça social

Resumen

La enseñanza de la agroecología cuestiona sus referencias y su posicionamiento entre la ciencia, la práctica y la política. La estructuración del conocimiento debe fundamentarse en las epistemologías del conocimiento políticamente situado, es decir, el conocimiento que se procesa con la intencionalidad de los sujetos sociales en la transformación concreta de la realidad. En este sentido, es importante reivindicar la multirreferencialidad, la problematización y el reconocimiento de las relaciones de poder y de injusticia. Proponemos reflexionar sobre los objetivos de una educación intencionalmente débil o sólida, a través de un modelo de educación política agroecológica. La discusión se centra en las posibilidades curriculares de una educación transformadora que abarque, entre otras cosas, la complejidad de las cuestiones en juego, la interdependencia de los sistemas, la interdisciplinariedad y la justicia social.

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Biografía del autor/a

Angela Barthes, Aix-Marseille Université, França

Geógrafa e professora universitária de educação na Universidade de Aix-Marseille-Sud, na França. Suas áreas de pesquisa e formação de professores são educação ambiental e desenvolvimento sustentável, clima, territórios e espaços rurais.

Tatiane Cristina Fernandes Basconi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil

Doutoranda em Geografia, possui graduação em Geografia e Mestrado pela UNESP/Câmpus de Rio Claro. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Catanduva. 

Elena Elizabeth Lengthorn, University of Worcester, Reino Unido

Líder da disciplina de Geografia do PGCE. Líder do Grupo de Interesse Especial em Educação para Futuros Sustentáveis (ESF SIG) e pesquisadora sobre currículo e emergência climática na Escola de Educação - Universidade de Worcester.

Véronique Chalando, Aix-Marseille Université, França

Professora de Agronomia, Biologia e Ecologia na Universidade de Aix-Marseille-Sud, na França e especialista em agroecologia e educação climática.

Anne-Françoise Gibert, École Normale Supérieure de Lyon, França

Engenheira Agrônoma, atualmente é engenheira de pesquisa na Canopé e pesquisadora em educação para o desenvolvimento sustentável.

José Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP - C. Rio Claro), Brasil

Geógrafo - Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (UNESP - Rio Claro) e Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (UNESP-IPPRI - São Paulo), pesquisador nas temáticas de ensino de Geografia, Geografia Agrária, Geografia Econômica e teoria e método em Geografia.  

Publicado

2024-05-17

Cómo citar

BARTHES, A.; BASCONI, T. C. F.; LENGTHORN, E. E.; CHALANDO, V.; GIBERT, A.-F.; SOUZA, J. G. de. La agroecología y la multirreferencialidad del currículo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 54, p. 175–195, 2024. DOI: 10.14393/RCT195473255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/73255. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos