Caiçara: identidade que permanece nos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT185171128

Palabras clave:

caiçara, Identidade, territorialização, desterritorialização, reterritorialização

Resumen

Caiçara é sujeito que vive em comunidade com modos de vida específicos, em meio ao bioma da Mata Atlântica, cria vínculos materiais e imateriais com o espaço ocupado, com o processo de territorialização. A desterritorialização dos indivíduos caiçaras ocorre com a migração, principalmente para as cidades, gerando novos movimentos de reterritorialização. Diante deste contexto buscou-se identificar no sujeito caiçara traços comuns presentes no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização (TDR).  A pesquisa foi construída por meio de revisão teórica e bibliográfica. Os resultados obtidos permitiram construir uma leitura dos traços comuns dos sujeitos caiçaras a partir do processo conceitual TDR, numa perspectiva individual de cada conceito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayra Taiza Sulzbach, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, doutorado sanduíche em Economia das Organizações pelo Centre d'Analyse Théorique des Organisations et des Marchés (ATOM) - Université Paris 1 (Pantheon-Sorbonne), (2004) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica no Laboratoire Interdisciplinaire de Sociologie Économique (LISE) junto ao Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/Paris III) (2016). Docente do Setor Litoral da UFPR e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PPGMADE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em organizações sociais e produtivas, atuando principalmente no desenvolvimento territorial sustentável. 

Clóvis Ultramari, Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Universidade Federal do Paraná

Arquiteto e Urbanista. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal do Paraná. Professor permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. Projetos de pesquisa e temas de interesse: Aspectos epistemológicos do urbano, Gestão Urbana, Grandes Projetos Urbanos; Circulação de Ideias no estudo das Cidades, Literatura e Cidade, América Latina. Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES 2018-2022. Pesquisador visitante junto à UCLA / Los Angeles, The George Washington University / Washington-DC, e MIT / Massachusetts Institute of Technology / Cambridge. Ano de 2023: pesquisador visitante no Insitute for Global Prosperity, University College London. Bolsista produtividade CNPq.

Publicado

2023-11-16

Cómo citar

FELISBINO, J. N.; SULZBACH, M. T.; ULTRAMARI, C. Caiçara: identidade que permanece nos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 51, p. 55–76, 2023. DOI: 10.14393/RCT185171128. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/71128. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação

Artículos más leídos del mismo autor/a