Para além do consenso

fronteiras analíticas da noção de agronegócio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153518

Resumen

A positivação e a legitimação do agronegócio como chave explicativa dos processos que ocorrem no campo, na economia e na sociedade brasileira, são sopesadas partindo da Análise do Discurso (AD), ferramenta indicada para compreender distintas definições, linhas e perspectivas teórico-conceituais sobre fenômenos amplos. A experiência empírica resulta das vivências no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Agronegócio desde 2013, observando a elaboração do consenso e o produto ideológico final do discurso hegemônico: a reverberação do discurso positivado do agronegócio à sociedade. A pluralidade de processos produtivos e de comercialização, de cadeias e mercados não convencionais é apresentada, a fim de explorar as fronteiras da noção de agronegócio, que não reconhecem a priori aquilo que não se enquadra nas cadeias convencionais de produção e comercialização e nos mercados perfeitos, primando pela coerência com a teoria econômica neoclássica. Propõe-se rigor com o pensamento científico, com vista ao seu avanço, tendo base na complexidade da diversidade material e teórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago de Carvalho Verano, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Agronegócio (PPGAGRO/UFG), Mestre pelo mesmo Programa e Especialista em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFG). Goiânia–GO.

Nadja Karoliny Lucas de Jesus Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Professora de língua portuguesa. Mestra em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFG). Goiânia–GO.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

RIBEIRO, D. D.; DE CARVALHO VERANO, T.; LUCAS DE JESUS ALMEIDA, N. K. Para além do consenso: fronteiras analíticas da noção de agronegócio. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 35 Abr., p. 372–398, 2020. DOI: 10.14393/RCT153518. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/51657. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos