Educação no campo
gestão democrática presente na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT133009Resumen
Esse artigo tem por objetivo analisar o sentido da gestão democrática presente na Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a educação infantil. A problemática recai em discutir: Em que medida a proposta pedagógica do MST para a educação infantil avança na concretização do princípio constitucional da gestão democrática? Para responder a problemática foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em autores que discutem a temática e documentos coletados no sítio do MST. Os resultados obtidos indicam que embora ainda existam muitos desafios em relação a implementação da proposta de Educação para as Escolas do Campo, bem como para a efetivação da Pedagogia do Movimento nas Escolas do MST, a proposta é coerente com os princípios defendidos e com o discurso político e social materializado na luta do Movimento. No que diz respeito ao princípio da gestão democrática presente na proposta pedagógica do MST para a educação infantil.