Sociedade e ambiente

análise dos impactos ambientais em Teorodo Sampaio-SP

Autores

  • Marta Aparecida de Moura Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Alba Regina Azevedo Arana Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143309

Resumo

A ação antrópica pode causar a poluição, a depredação e o desmatamento, ocasionando interferência na biodiversidade, no equilíbrio ecológico promovendo o impacto e o dano ambiental. Portanto, para discutir esta questão, foi escolhido como objeto de estudo o município de Teodoro Sampaio-SP localizado no Pontal do Paranapanema e região oeste de São Paulo. Este artigo tem como objetivo fazer uma análise das ações humanas e os impactos causados desde a implantação do município até os dias atuais. A pesquisa teve abordagem qualitativa, para a construção da história linear dos impactos ambientais no município. O que se verificou com a pesquisa é que houve vários impactos ambientais considerados graves dentre os 65 anos que compõe este estudo e o principal dano ambiental foi a implantação e construção da Usina Hidrelétrica de Rosana em razão dos danos ambientais irreversíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Aparecida de Moura, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Graduada em Licenciatura Plena em História pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2008), Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Câmpus de Presidente Prudente (2012) e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Unoeste - Universidade do Oeste Paulista - Câmpus II em Presidente Prudente (2017). 

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Geografa pela UNESP/FCT

Mestre e Doutora em Geografia pela USP de São Paulo

Coordenadora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UNOESTE

 

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

MOURA, M. A. de; ARANA, A. R. A. . Sociedade e ambiente : análise dos impactos ambientais em Teorodo Sampaio-SP . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 33 Ago., 2019. DOI: 10.14393/RCT143309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41638. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)