Education in the field

democratic management present in the pedagogy of the Movement of Rural Workers without Earth (MST)

Authors

  • Alba Regina Azevedo Arana UNOESTE
  • Fernanda Serrano Fernandes Unoeste

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT133009

Abstract

Esse artigo tem por objetivo analisar o sentido da gestão democrática presente na Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a educação infantil. A problemática recai em discutir: Em que medida a proposta pedagógica do MST para a educação infantil avança na concretização do princípio constitucional da gestão democrática? Para responder a problemática foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em autores que discutem a temática e documentos coletados no sítio do MST. Os resultados obtidos indicam que embora ainda existam muitos desafios em relação a implementação da proposta de Educação para as Escolas do Campo, bem como para a efetivação da Pedagogia do Movimento nas Escolas do MST, a proposta é coerente com os princípios defendidos e com o discurso político e social materializado na luta do Movimento. No que diz respeito ao princípio da gestão democrática presente na proposta pedagógica do MST para a educação infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alba Regina Azevedo Arana, UNOESTE

Geografa pela UNESP/FCT

Mestre e Doutora em Geografia pela USP de São Paulo

Coordenadora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UNOESTE

 

Fernanda Serrano Fernandes, Unoeste

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista(2017)

Published

2019-04-19

How to Cite

ARANA, A. R. A.; FERNANDES, F. S. Education in the field: democratic management present in the pedagogy of the Movement of Rural Workers without Earth (MST). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 30 Ago., 2019. DOI: 10.14393/RCT133009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/42641. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)